Band Vale

Lontra é capturada na região do Jardim Aquarius em São José dos Campos

Tentativa de captura começou na tarde de sábado (13), mas a ação foi interrompida e concluída no domingo

Redação Band Vale

Ariranha é capturada na região do Jardim Aquarius em São José dos Campos
Ariranha é capturada na região do Jardim Aquarius em São José dos Campos
Reprodução/ PMSJC

Uma lontra que foi flagrada por câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) se alimentando de peixes no lago do Torii foi capturada neste domingo (14). O animal estava em uma área de lazer dentro de um condomínio no Jardim Aquarius em São José dos Campos. 

A tentativa de captura começou na tarde de sábado (13), mas a ação foi interrompida e concluída por volta das 9h30 de domingo. Agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal e mobilidade urbana participaram da operação.

O animal foi solto em seu habitat natural, às margens do Rio Paraíba.

Câmeras

Uma denúncia feita pelo 156 de que peixes estavam aparecendo mortos próximo ao lago, no Jardim Aquarius, levantaram a hipótese de ato de vandalismo. Na última sexta-feira, no entanto, uma câmera do CSI mostrou que o motivo era outro.

Por meio das imagens, foi descoberto que uma lontra invadiu o lago e vinha atacando os peixes. Nas imagens, ela aparece saindo e entrando no lago.

O caso foi imediatamente comunicado à Policia Militar, para acionamento da Polícia Ambiental.

Lontra

A lontra é um animal mamífero e pertencente à família Mustelidae, a mesma família do furão. Atualmente ocorrem duas espécies de lontra no Brasil, a lontra-neotropical e a gigante. 

A lontra é um animal vertebrado, mamífero, carnívoro e apresenta uma ampla distribuição pelo planeta. As populações de lontra encontram-se em declínio, e o ser humano constitui uma grande ameaça à espécie.

Tópicos relacionados