Band Vale

Audiência entre Caoa Chery e Sindicato termina sem acordo

Empresa manteve proposta inicial de até 15 salários para demitidos da fabrica de Jacareí

Redação Band Vale

Audiência entre Caoa Chery e Sindicato termina sem acordo
Audiência entre Caoa Chery e Sindicato termina sem acordo
Roosevelt Cássio/ Sindicato dos Metalúrgicos

A audiência de mediação realizada na tarde desta segunda-feira (23) entre a Caoa Chery e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região terminou sem acordos entre as partes.

A primeira delas, realizada na última sexta-feira (20), terminou com uma proposta do Ministério Público do Trabalho, para pagamento de indenizações individuais de 15 a 20 salários aos 485 funcionário demitidos da fábrica de Jacareí. 

O MPT incluiu ainda a manutenção dos planos de saúde, odontológicos e vale refeição para o período de um ano e meio, além do compromisso de priorizar a contratação dos trabalhadores desligados, caso a montadora inicie a produção de carros elétricos na unidade de Jacareí.

O Sindicato afirmou que irá realizar uma assembleia na fábrica na terça-feira (24) às 8h para definir novas ações.

O que diz a empresa

A empresa retornou à sua proposta original, propondo uma indenização individual de 7 a 15 salários, a depender do período de trabalho na empresa. A extensão do plano de saúde e odontológico seria mantida pelo período da indenização devida a cada trabalhador (mínimo de 7 meses, máximo de 15 meses).

A empresa concordou em priorizar a contratação dos trabalhadores desligados quando houver o início da produção de carros elétricos, e também concordou com a necessidade de oferecer treinamento a estes trabalhadores. 

A Caoa Chery concordou parcialmente com a proposta do MPT com relação à garantia das estabilidades legais e convencionais no emprego, com exceção da estabilidade de cipeiros, “a não ser que continue precisando de CIPA diante do número de trabalhadores que permaneçam na empresa”.

Tópicos relacionados