Band Vale

Bailarina de Taubaté representa Brasil em competição internacional

Alicia Campregher Aleixo, de 14 anos, treina 6 horas por dia e se prepara para a World Ballet Competition em Orlando, nos Estados Unidos.

Por Laboratório da Notícia

Ballet
Ballet
Arquivo Pessoal

A bailarina taubateana foi selecionada para representar o Brasil na World Ballet Competition, uma das competições mais importantes do mundo da dança. Alicia Campregher Aleixo tem se dedicado nos treinos, até 6 horas por dia, de três a quatro vezes por semana, em preparação para a competição.

E a adolescente já é experiente na modalidade. Ela treina ballet desde os 3 anos de idade! Com uma trajetória impressionante, ela já passou pela primeira etapa da competição nos Estados Unidos e agora se prepara para a segunda etapa, que acontece em abril.

Com a oportunidade de representar o Brasil na World Ballet Competition em Orlando (EUA), Alicia se sente extremamente feliz e realizada. "Desde pequena sempre foi meu sonho participar de uma competição tão grande como essa, então estou muito feliz e muito realizada com essa oportunidade", diz Alicia.

A professora Wal Gonçalves explica como foi realizado o processo seletivo da World Ballet Competition, "O processo seletivo para a World Ballet Competition é extremamente criterioso. Os candidatos passam por uma série de etapas, que incluem a inscrição online e o envio de vídeos de suas performances”. 

O vídeo enviado em janeiro foi analisado por uma equipe de jurados e ela ainda destaca a rigidez e o rigor técnico envolvido na seleção dos participantes. "A análise da equipe de jurados especializados em ballet, avaliam não apenas a técnica dos bailarinos, mas também sua expressividade artística e musicalidade. Após a seleção, os participantes têm a oportunidade única de competir em um palco internacional, onde poderão demonstrar todo o seu talento e dedicação à arte do ballet.” 

A preparação para a competição tem sido intensa. Alicia se dedica aos treinos diários e aperfeiçoa sua técnica, expressão corporal e musicalidade. Além dos treinos, ela também se envolve em campanhas para sua viagem e a de sua professora, Wal Gonçalves.

"Estou muito ansiosa por ser uma oportunidade única. Meu tempo agora tem sido dedicado a muitos treinos e também dedicado a campanhas em prol da minha viagem e da minha professora Wal Gonçalves. Estou com muita expectativa para viver essa experiência e representar minha academia e meu país", afirma a bailarina.

Alicia é acompanhada de perto pela professora, que a orienta e prepara para a competição. Juntas, estão focadas em garantir que Alicia esteja no melhor de sua forma para representar o Brasil no palco internacional.

"Estou extremamente feliz em saber que Alicia vai competir nos Estados Unidos e representar o Brasil na World Ballet Competition. É uma conquista incrível que demonstra todo o seu talento, dedicação e trabalho árduo ao longo dos anos. Estou confiante de que ela irá brilhar no palco internacional e inspirar outros bailarinos com sua paixão pela dança e seu comprometimento com a excelência", diz a professora Wal Gonçalves.

Alicia Campregher Aleixo é aluna da escola de dança Eliane Indiani, e conta com o apoio de sua mãe, Aline, seu pai, Aleixo, e sua irmã de 11 anos, Bianca, que também é bailarina e sapateadora. A família está orgulhosa da conquista de Alicia e torce para que ela tenha uma experiência inesquecível na competição internacional.

Ela e a família fazem uma "vakinha" para arrecadar fundos e ajudar no custeio dos gastos com viagem, estadia e demais despesas relacionadas à competição.

Para contribuir com a vakinha de Alicia, basta enviar sua doação através do Pix. O endereço é o e-mail aliciaballet2024@gmail.com. 

Por Sara Teixeira
Estagiária* - projeto sob a supervisão de Nelson Gazolla - MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini

Tópicos relacionados