Band Vale

Aeroporto de São José dos Campos planeja vertiporto para "carros voadores"

Iniciativa é inédita no Brasil e a implantação deve ser concluída até 2027 para pousos e decolagens verticais

Redação Band Vale

Aeroporto de São José dos Campos planeja vertiporto para "carros voadores"
Foto: Reprodução/Anac

O Aeroporto de São José dos Campos anunciou na manhã desta quarta-feira (10), que firmou uma parceria com a VertiMob, para implantar um vertiporto para pouso e decolagem vertical de '"carros voadores". Essa iniciativa é inédita no Brasil e a implantação deve ser concluída até 2027.

Segundo a SJK Airport, concessionária que administra o aeroporto da cidade, a implantação do vertiporto está programada para ser efetivada a partir de 2025, e pode levar até 2 anos.

A iniciativa também visa participar do sandbox regulatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para que essas aeronaves possam operar de forma segura e eficiente, é necessário desenvolver e regulamentar as infraestruturas adequadas para pousos, decolagens e apoio no solo, embarque, desembarque.

Segundo a SJK Airport, o vertiporto experimental tende a ser implantado na área de teste de motores, cuja área pavimentada já é disponível e perfeitamente adequada para esse tipo de iniciativa.

O que é um Vertiporto

Vertiporto é local destinado para operação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, conhecidos como “carros voadores”. Para que essas aeronaves possam operar de forma segura e eficiente, é necessário desenvolver e regulamentar as infraestruturas adequadas para pousos, decolagens, apoio no solo, embarque e desembarque.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais