A forte chuva que atingiu algumas cidades da região na última quarta-feira (27) causou estragos e prejuízos para os moradores. Em vários bairros de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Pindamonhangaba estavam sem energia na noite desta quinta-feira (28).
Segundo a EDP, foram registradas mais de 1.750 ocorrências na região por conta das chuvas, o que corresponde a uma elevação extrema do nível de criticidade da operação do sistema elétrico local comparado a um dia normal.
Os bairros com maior volume de ocorrências em São José dos Campos são Jardim das Indústrias, Galo Branco, Águas de Canindu, Chácaras Oliveira, Jaguari, Alto da Ponte e Santana.
Já em Jacareí, os bairros Veraneio Ijal, Jardim Dora, Bandeira Branca, a região do Rio Abaixo e Colônia estão entre os mais impactados.
Em Pindamonhangaba, o Jardim Resende, Cidade Nova, Alto do Cardoso, Campinas e Campo Alegre foram os bairros com mais impacto.
Em Taubaté, os maiores volumes de ocorrências são no Residencial Estoril, Gurilândia, Parque Três Marias, Belém, São Gonçalo, Chácaras Ingrid, Centro e Quiririm.
Em nota, a EDP afirma que está atuando continuamente, desde o temporal, com equipes reforçadas e dedicadas ao atendimento na região para normalizar o impacto às redes elétricas, causados pelas fortes chuvas.
Apesar da severidade do evento climático e do impacto no sistema elétrico, a concessionária informou que 93% dos clientes impactados já estão com o fornecimento de energia normalizado no Vale do Paraíba.
A EDP afirma, ainda, que segue um procedimento de priorização nos atendimentos em situações de grande volume de ocorrências; primeiramente na solução de casos que envolvam hospitais, clientes com uso de equipamento essencial à vida e unidades de serviço essencial.