A equipe do Banco de Leite de São José dos Campos realiza a campanha de arrecadação de leite materno no município. Mesmo com as atuais 60 doadoras, nesta época do ano há mais saída de leite materno do que entrada, e os tradicionais meses de férias são aqueles que mais preocupam.
O estoque atual é de 77 litros e por mês o consumo médio é de 45 litros. Por este motivo o banco, que fica no Ambulatório da Mulher, está em campanha para aumentar o número de doadoras.
Para colaborar basta estar em boa condição de saúde e amamentando. As interessadas devem fazer um cadastro pelo telefone 3901-3507.
Neste primeiro contato o profissional orienta quanto à retirada do leite, armazenamento e o dia de visita. Um profissional do Banco de Leite comparece à casa da doadora para a realização de exames e a retirada dos frascos de leite materno, cedidos pelo próprio Banco.
A enfermeira Helen Faria, coordenadora do Banco de Leite Materno, explica que o leite doado atende os recém-nascidos prematuros, menores de 36 semanas ou que pesam menos de 2,5 quilos, que ficam internados nas UTIs Neonatais dos hospitais públicos e privados de São José. “Não há um volume mínimo estabelecido para doação. Qualquer milímetro doado faz diferença na vida de uma criança prematura”.