Com exclusividade a Band Vale divulga os números da corrida pré-eleitoral em São José dos Campos. Os dados foram coletados entre os dias 01 e 06 de maio pelo Instituto Paraná pesquisas. O editor-executivo da Band Vale, Cláudio Nicolini, retorna ao Band Cidade 2ª Edição, apresentado por Otávio Baldim, para apresentar os números.
O levantamento ouviu 700 eleitores de São José dos Campos, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais e grau de confiança de 95%. A amostra é representativa da área pesquisada e a pesquisa foi registrada no tribunal superior eleitoral sob o número 04607/2024.
Na última quarta-feira o Band Cidade 2ª Edição apresentou a primeira parte da pesquisa, com a avaliação dos governantes pelos eleitores de São José dos Campos.
Nesta segunda parte da pesquisa, a Band Vale divulga, com exclusividade, o levantamento realizado em conjunto com o Instituto Paraná Pesquisas e apresenta o resultado das intenções de voto aos pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos.
Na pesquisa estimulada, quando os eleitores responderam à pergunta: se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para prefeito de São José dos Campos?
O resultado foi o seguinte:
O pré-candidato Eduardo Cury (PL) aparece na frente com 37,9% das intenções de voto; em seguida vem Anderson Farias (PSD), pré-candidato a reeleição com 21,1%; o Deputado Estadual Dr. Elton (União Brasil) tem 11,3% das intenções; Wagner Balieiro (PT) aparece com 7,4%; Marina Sassi do (PSOL) foi citada por 3,9% dos entrevistados; Toninho Ferreira (PSTU) teve 2,1% e Wilson Cabral (PDT) com 0,7%. Não sabem ou não responderam 7,6%; nenhum, brancos e nulos 8%.
A pesquisa também avalia a rejeição dos candidatos; os entrevistados, em posse do cartão com os nomes, foram questionados: se a eleição fosse hoje em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum? Nesta avaliação, cada entrevistado poderia responder mais de um candidato. Os números são os seguintes:
Wagner Balieiro (PT) aparece na frente, com 23,4%; em seguida vem Eduardo Cury (PL), com 19,9%; Toninho Ferreira (PSTU) tem 16,7%; o atual prefeito Anderson Farias (PSD) 16,6%; Wilson Cabral (PDT) 11,9%; Marina Sassi (PSOL) 11,1%; Dr. Elton (União Brasil) teve o menor índice de rejeição 8,9%; não sabe ou não respondeu 31%; já 3,3% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos.
Também foi realizada uma pesquisa espontânea, onde os entrevistados responderam em quem votariam hoje para prefeito de São José dos Campos, sem nenhuma referência.
O atual prefeito Anderson Farias foi o mais citado, com 5,7%; Eduardo Cury foi citado por 4,3%; Dr Elton teve 2,1%; o ex-prefeito Emanuel Fernandes 1,1%; Wagner Baliero 0,6%, a vereadora Dulce Rita teve 0,4% das citações, o ex-prefeito Carlinhos Almeida 0,3; Marina Sassi 0,1%; outros nomes foram citados por 0,4% dos entrevistados.
O Instituto Paraná Pesquisas também questionou a influência eleitoral, ou seja: perguntou para os entrevistados: você com certeza votaria, poderia votar ou jamais votaria em um candidato a prefeito de São José dos Campos indicado por outro político? Foram indicados 3 nomes na pesquisa:
Se fosse uma indicação do governador Tarcísio de Freitas: 30,9% com certeza votariam no candidato; 36,4% poderiam votar; 28,4% jamais votariam e 4,3% não sabem ou não opinaram.
Por indicação do Presidente Luís Inácio Lula da Silva: 18,4% votariam com certeza no candidato; 20,1% poderiam votar e 58,3% jamais votariam; 3,1% não sabem ou não opinaram.
Caso a indicação fosse do Ex-Presidente Jair Bolsonaro: 30,1% com certeza votariam no candidato indicado por ele; 24,1% poderiam votar; e 42,7% jamais votariam; não sabem ou não opinaram 3%.
A pesquisa é uma fotografia do momento, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 06 de outubro desse ano, até lá, muita coisa pode mudar. Serão 35 dias de horário eleitoral gratuito, na Band Vale, haverá também debate com os candidatos que oficializarem as candidaturas, e claro, todo o corpo a corpo dos candidatos, com os eleitores. A Band mantém a tradição e a credibilidade da cobertura eleitoral, e segue com reportagens especiais intituladas Nossa Cidade, com dados do IGMA – o Índice de Gestão Municipal Áquila, que mostram pontos fortes e fracos das administrações, além da cobertura da movimentação de nomes e partidos.