Band Vale

Irmãos criam jogo cultural inspirado nas capivaras do Parque da Cidade

Os irmãos, Matheus e Carol Capucho, foram inspirados pelo animal e por toda cultura do Parque da Cidade, e assim resolveram criar um jogo voltado para o público infanto-juvenil

Por Laboratório da Notícia

Irmãos criam jogo cultural inspirado nas capivaras do Parque da Cidade
Divulgação

Você já imaginou ver as famosas capivaras do Parque da Cidade na tela do computador? Olha só a história da família Capucho, que juntos desenvolveram o game “Capivara Curiosa”, que tem como protagonista um dos símbolos do Parque da Cidade de São José dos Campos. O cenário não poderia ser outro: o próprio Parque Roberto Burle Marx.

O filho mais velho da família, Matheus Capucho, e o amigo Vinicius Mota foram os programadores do aplicativo. Eles são estudantes de Engenharia da Computação e criaram tudo das próprias cabeças. “O jogo também foi inspirado na minha história. Quando eu era mais novo, sempre ia no parque jogar cartas e apostar corridas. Então tem vários desses elementos dentro do jogo”, conta Matheus.  

As famosas Palmeiras-Imperiais, as esculturas do leão e do jacaré, o Lago, a Casa Olivo Gomes, o Museu do Folclore e a Capivara Curiosa foram recriadas pela irmã, Carol Capucho. Ela é artista visual e foi responsável por esse trabalho minucioso e artístico. Segundo ela, a inspiração veio da cultura da cidade, “O nosso desejo era inserir no jogo o lado cultural da nossa cidade. Desde pequenos nós somos envolvidos neste lado cultural, eu e minha família vamos nos shows do parque e no Museu do Folclore. Então tratamos esse lado da nossa vida no jogo”.

O pai, Claudio Capucho, é fotógrafo e produtor musical, e trouxe a realidade sonora para o meio digital. “Em questão sonora, o jogo é bem imersivo. Você sente que está dentro do parque. Nós captamos o som da água corrente, dos passarinhos, das folhas…”, explica.  

O desafio

A "Capivara Curiosa”, só quer se divertir em um evento cultural. O desafio do jogo é levar a figura ao show da "Capibanda”. Mas, antes disso, a "Capivara Curiosa” deverá ajudar os músicos a recuperarem os instrumentos musicais que foram capturados pelo temido "Estrelildo”, o Carrapato Estrela.

O objetivo é reunir os personagens no espaço de eventos do Parque da Cidade, onde a “Capibanda” irá fazer um show inédito, com a música composta pelo Claudio Capucho, o pai dos irmãos Matheus e Carol.  

O jogo está disponível para download, voltado para computador. é gratuito e tem classificação é livre.  

Financiamento Cultural  

O projeto ficou pronto em 2022 e por incentivo da mãe, Rosana Capucho, os irmãos se inscreveram no edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC), financiado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e pela prefeitura joseense.

Você sabe como funciona esse incentivo cultural?  

Há mais de 10 anos o Fundo Municipal de Cultura atua com recursos diretos para projetos artístico-culturais em São José dos Campos. Segundo a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o FMC estimula a produção cultural, incentiva o artista e beneficia o público, com acesso a produções artísticas.  

O edital para aplicativos de cultura foi lançado em 2022. De acordo com a Gestora Cultural, Erika Siqueira, o game “Capivara Curiosa” foi um dos primeiros projetos aprovados. "O game foi selecionado pela criatividade e relevância artística, além da atuação dos profissionais envolvidos no projeto. Ele também foi pontuado pela sua compatibilidade orçamentária, o plano de comunicação e as estratégias de distribuição. E desta forma,  pode contribuir para o acesso da população aos bens culturais", afirma.  

Para os artistas interessados, a FCCR está com inscrições abertas para novos editais. É só acessar o site fccr.sp.gov.br.  

Por Sara Teixeira
Estagiária sob supervisão de Nelson Gazolla MTb: 74.409/SP

Mais notícias

Carregar mais