Band Vale

Irmãos criam jogo cultural inspirado nas capivaras do Parque da Cidade

Os irmãos, Matheus e Carol Capucho, foram inspirados pelo animal e por toda cultura do Parque da Cidade, e assim resolveram criar um jogo voltado para o público infanto-juvenil

Por Laboratório da Notícia

Capivara Curiosa
Capivara Curiosa
Divulgação
Topo

Você já imaginou ver as famosas capivaras do Parque da Cidade na tela do computador? Olha só a história da família Capucho, que juntos desenvolveram o game “Capivara Curiosa”, que tem como protagonista um dos símbolos do Parque da Cidade de São José dos Campos. O cenário não poderia ser outro: o próprio Parque Roberto Burle Marx.

O filho mais velho da família, Matheus Capucho, e o amigo Vinicius Mota foram os programadores do aplicativo. Eles são estudantes de Engenharia da Computação e criaram tudo das próprias cabeças. “O jogo também foi inspirado na minha história. Quando eu era mais novo, sempre ia no parque jogar cartas e apostar corridas. Então tem vários desses elementos dentro do jogo”, conta Matheus.  

As famosas Palmeiras-Imperiais, as esculturas do leão e do jacaré, o Lago, a Casa Olivo Gomes, o Museu do Folclore e a Capivara Curiosa foram recriadas pela irmã, Carol Capucho. Ela é artista visual e foi responsável por esse trabalho minucioso e artístico. Segundo ela, a inspiração veio da cultura da cidade, “O nosso desejo era inserir no jogo o lado cultural da nossa cidade. Desde pequenos nós somos envolvidos neste lado cultural, eu e minha família vamos nos shows do parque e no Museu do Folclore. Então tratamos esse lado da nossa vida no jogo”.

O pai, Claudio Capucho, é fotógrafo e produtor musical, e trouxe a realidade sonora para o meio digital. “Em questão sonora, o jogo é bem imersivo. Você sente que está dentro do parque. Nós captamos o som da água corrente, dos passarinhos, das folhas…”, explica.  

O desafio

A "Capivara Curiosa”, só quer se divertir em um evento cultural. O desafio do jogo é levar a figura ao show da "Capibanda”. Mas, antes disso, a "Capivara Curiosa” deverá ajudar os músicos a recuperarem os instrumentos musicais que foram capturados pelo temido "Estrelildo”, o Carrapato Estrela.

O objetivo é reunir os personagens no espaço de eventos do Parque da Cidade, onde a “Capibanda” irá fazer um show inédito, com a música composta pelo Claudio Capucho, o pai dos irmãos Matheus e Carol.  

O jogo está disponível para download, voltado para computador. é gratuito e tem classificação é livre.  

Financiamento Cultural  

O projeto ficou pronto em 2022 e por incentivo da mãe, Rosana Capucho, os irmãos se inscreveram no edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC), financiado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e pela prefeitura joseense.

Você sabe como funciona esse incentivo cultural?  

Há mais de 10 anos o Fundo Municipal de Cultura atua com recursos diretos para projetos artístico-culturais em São José dos Campos. Segundo a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o FMC estimula a produção cultural, incentiva o artista e beneficia o público, com acesso a produções artísticas.  

O edital para aplicativos de cultura foi lançado em 2022. De acordo com a Gestora Cultural, Erika Siqueira, o game “Capivara Curiosa” foi um dos primeiros projetos aprovados. "O game foi selecionado pela criatividade e relevância artística, além da atuação dos profissionais envolvidos no projeto. Ele também foi pontuado pela sua compatibilidade orçamentária, o plano de comunicação e as estratégias de distribuição. E desta forma,  pode contribuir para o acesso da população aos bens culturais", afirma.  

Para os artistas interessados, a FCCR está com inscrições abertas para novos editais. É só acessar o site fccr.sp.gov.br.  

Por Sara Teixeira
Estagiária sob supervisão de Nelson Gazolla MTb: 74.409/SP

Tópicos relacionados