Band Vale

Cerca de 800 trabalhadores entram em férias coletivas na Volkswagen em Taubaté

Férias coletivas são por conta da falta de componentes, principalmente semicondutores

Redação Band Vale

Cerca de 800 trabalhadores entram em férias coletivas na Volkswagen em Taubaté
Cerca de 800 trabalhadores entram em férias coletivas na Volkswagen em Taubaté
Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen em Taubaté vai colocar cerca de 800 funcionários em férias coletivas a partir desta segunda-feira (8). O período de pausa segue até o dia 26 de agosto e afeta um turno de produção da fábrica.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a medida será aplicada em um turno de produção. Segundo a montadora, as férias coletivas são por conta da falta de componentes, principalmente semicondutores.

Em Taubaté, os trabalhadores e trabalhadoras na Volks contam com um acordo coletivo que garante estabilidade nos empregos até 2025. 

Falta de peças
 

Desde junho, a falta de peças, principalmente de semicondutores, voltou a afetar a fabricação de automóveis e de produtos eletrônicos em todo mundo. Além da VW, que já concedeu férias coletivas na unidade de São Bernardo do Campo, Fiat e GM (General Motors) suspenderam a produção em 2022.

A fábrica paralisou a produção nesta sexta-feira (22) em razão da falta de semicondutores na fábrica e os funcionários dos três turnos da fábrica receberam um “day off”.

O que são semicondutores

Os semicondutores são materiais capazes de conduzir correntes elétricas. Eles são matéria-prima para a produção de chips usados nos aparelhos eletrônicos.

Atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústria automobilística para a produção de veículos. Um modelo SUV de médio porte, como o Volkswagen Taos, tem cerca de 300 chips, segundo a fabricante.

Tópicos relacionados