Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (29) durante uma operação da Polícia Civil que visou desarticular um grupo suspeito de invadir e vender terras ilegalmente em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
A ação, que faz parte de uma investigação em andamento, tinha como objetivo cumprir oito mandados de busca e apreensão em cinco endereços, sendo quatro na região sul de Caraguatatuba e um em São Sebastião, no bairro São Francisco.
A operação teve início ainda de madrugada, quando cerca de 30 policiais civis e guardas municipais se reuniram no Primeiro Distrito Policial de Caraguatatuba para planejar a ação. Por volta das seis da manhã, as equipes partiram para cumprir os mandados. Além das prisões, os agentes apreenderam celulares que podem conter informações que liguem outras pessoas ao esquema de grilagem e venda ilegal de terras na região.
A grilagem, prática criminosa de invadir, ocupar, lotear e obter ilicitamente a propriedade de terras públicas ou privadas, é um negócio altamente lucrativo e frequentemente associado a outros crimes, como garimpo e tráfico de drogas.
A ocupação ilegal de terras não é apenas marcada pela violência, mas também pelo esforço em falsificar documentos para legitimar as propriedades adquiridas de forma ilícita. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na organização criminosa.