Band Vale

Como criar um projeto luminotécnico

Conheça o passo a passo para se fazer um projeto de iluminação, o que não pode faltar e quais critérios utilizar em cada ambiente

Conteúdo de Marca - ArqLuce

Topo

Um projeto de iluminação adequado pode ser o detalhe que vai deixar a decoração da sua casa deslumbrante e valorizar os pontos da arquitetura e do paisagismo da sua morada, empresa ou escritório. 

O trabalho do luminotécnico, o profissional especializado em projetos de iluminação, é cada vez mais comum e importante nas novas construções, projetos ou nas reformas. 

Com o projeto luminotécnico, o trabalho do arquiteto fica mais completo, visto que o cuidado com a iluminação ainda na fase de projeto proporciona maior eficiência e economia, além da valorização dos espaços. 

Alguns dos benefícios em se investir em iluminação como: uma iluminação bem pensada pode deixar o ambiente mais acolhedor e convidativo; casas bem iluminadas tendem a ser mais valorizadas no mercado imobiliário; economia de energia já que uma iluminação planejada ajuda a poupar na hora de pagar a conta no futuro e mais segurança, afinal uma iluminação de qualidade aumenta a segurança da sua casa e seu bairro. 

Um projeto de iluminação bem feito pode criar efeitos e cenas diferentes dentro de um mesmo ambiente, tornando-o mais aconchegante, por exemplo, ou ainda valorizando a amplitude do espaço, o confinamento, os altos ou baixos pés-direitos. 

A iluminação pode valorizar formas, texturas e os materiais construtivos, dar destaque a qualquer elemento. Além do mais, deve-se levar em conta não apenas a estética, mas a função de cada ambiente. 

O posicionamento das luminárias por exemplo, deve ser pensado de acordo com o layout, sempre levando em conta o aspecto funcional do cômodo. 

É importante descobrir o tipo de lâmpada para o efeito de iluminação desejado e o posicionamento ideal. As características dos produtos devem atender às necessidades dos ambientes.

Tópicos relacionados