A Defesa Civil de SP instalou quatro sirenes para alerta de temporais em áreas de risco em São Sebastião nesta quinta-feira (14). Os equipamentos do Sistema de Alerta Remoto (Sisar) ficam na Vila Sahy, na costa sul do município.
De acordo com o órgão, um simulado para testar as sirenes será realizado na próxima terça-feira (19) com as Defesas Civis Estadual e Municipal.
Ainda segundo a Defesa Civil de SP, os municípios de Guarujá, no Litoral Sul, e de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também receberão as sirenes. As regiões foram selecionadas por possuírem histórico de inundações e deslizamentos em períodos de alto volume de chuvas. O investimento é de R$ 2,4 milhões.
Histórico
A Prefeitura de São Sebastião decretou, na manhã do dia 19 de fevereiro, estado de calamidade pública devido às fortes chuvas constantes.
Os volumes registrados pelos pluviômetros automáticos do Cemaden são excepcionais e recordes para a cidade, de acordo com o prefeito, Felipe Augusto. Na Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga choveu mais de 400 milímetros em um período de quatro horas. Há estações em que os volumes ultrapassam 600 milímetros em 24 horas.
O município de São Sebastião, principalmente na região da Costa Sul, foi o mais afetado pelos temporais. As regiões da Barra do Sahy e Juquehy ficaram isoladas em razão das quedas de barreiras ao longo da rodovia.