A DEIC (Delegacia Especializada de Investigações Criminais) de Taubaté realizou uma operação conjunta com o Detran nesta quarta-feira (29) para investigar a cobrança de taxas irregulares para aprovação de alunos em exames de CNH em cidades da região.
Segundo a investigação, o valor cobrado era em média de R$700,00. Em alguns casos, os candidatos reprovados recebiam a promessa de aprovação futura, mediante o pagamento da taxa extra. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo, Guarulhos, Aruja, Caçapava e Taubaté.
Foram apreendidos 11 telefones celulares, 2 cadernos de anotações e folhas diversas que serão analisados e periciados posteriormente para continuidade das investigações.
A operação foi batizada de “Interludere”, que deriva do latim. o termo refere-se a um breve episódio ou a uma parte lúdica que entrecorta a sequência normal dos atos de uma peça de teatro. É uma alusão ao ato de existir um intermediário entre o candidato e o examinador de exame de trânsito, que utiliza de promessa de facilidade na obtenção da CNH mediante o pagamento ao examinador, garantindo assim a certeza de aprovação e/ou facilitação durante a prova, se beneficiando monetariamente.