Band Vale

Desaer, nova empresa aeronáutica de São José dos Campos, já tem 12 pedidos de aeronaves

Da redação da Band Vale FM

Modelo tem capacidade para até 25 passageiros e 2.500 Kg de carga
Modelo tem capacidade para até 25 passageiros e 2.500 Kg de carga
Divulgação

Nasce em São José dos Campos mais uma empresa aeronáutica, a DESAER, e que já tem 12 pedidos de intenção de compra de aeronaves assinados, sendo cinco do Brasil e sete do Uruguai. 

A empresa está incubada na incubaéro, dentro do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), desde 2017, e foi fundada por ex-engenheiros da Embraer. 

Atualmente, a empresa conta com cerca de 50 funcionários em São José dos Campos. O repórter Jesse Nascimento conversou com exclusividade com Evandro Fileno, sócio fundador da Desaer, na programação da Band Vale FM.  

Ele explica qual é o nicho que será explorado pela empresa. “Criamos a Desaer para pegar a aviação de pequeno porte, de 19 a 25 lugares, uma aeronave de pequeno porte para a aviação regional”

Fileno trabalha com pesquisas de mercado e observa um futuro bastante promissor para a novata da aeronáutica. 

“Hoje no mundo tem em torno de 5 mil aeronaves voando e todas as aeronaves são de 1970, 1980. A gente estima que nos próximos dez anos vão ser substituídas cerca de 2 mil aeronaves. É neste mercado que estamos focando”, frisou Fileno. 

Duas empresas desenvolvem os aviões tipo ATL (Aeronave de Transporte Leve), a Desaer e americana, Cessna. O empresário conta que já há pedido de intenções de compra pelos equipamentos da Desaer.

“Já temos intenções de compras assinadas, sete aeronaves no Uruguai e cinco aqui no Brasil. Estamos em negociações com algumas companhias e algumas Forças Aéreas da América Central e da Europa”, revela Fileno. 

Ele ainda mantém conversas com a Força Aérea Brasileira. 

Apesar de o escritório sede estar em São José dos Campos a montagem das aeronaves será em outro local de acordo com o fundador da Desaer. 

“A fábrica vai ser montada em Araxá, foi o governo que nos apoiou e nos incentivou para ir para Minas Gerais. A gente vai ter o escritório de engenharia em São José e teremos também o escritório em Minas”.

E o sonho da Dasaer e do Evandro já tem data para decolar. “A previsão do primeiro voo do ATL-100 é final de 2023”, finalizou Evandro Fileno.  

O desenvolvimento do ATL é feito em parceria com uma empresa portuguesa CEiiA, que fica em Évora, tido como um pólo de desenvolvimento aeronáutico em Portugal.

Você também pode ouvir a reportagem que foi veiculada na Rádio Band Vale FM