Band Vale

Dia das Crianças: Lojas de Taubaté apresentam irregularidades em brinquedos

Operação “Dia das Crianças” foi realizada pelo Ipem-SP em cidades da capital e interior

Redação Band Vale

No interior foram 9.557 produtos fiscalizados e detectadas irregularidades em 508 produto
No interior foram 9.557 produtos fiscalizados e detectadas irregularidades em 508 produto
Divulgação/ IpemSP

Durante Operação “Dia das Crianças”, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) encontrou irregularidades em brinquedos vendidos em lojas de Taubaté.

A operação foi realizada com o objetivo de garantir segurança no uso de brinquedos e produtos destinados às crianças. Os fiscais verificaram brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços, carrinhos para crianças (bebês) e cadeiras de alimentação para crianças.  

Durante a ação, foram fiscalizados 23.879 produtos e detectadas irregularidades em 4.222 produtos (17,7%), no caso, brinquedos. As equipes percorreram 194 lojas de pequeno, médio e grande porte. Foram encontrados erros em 29 (14,9%) de estabelecimentos que foram autuados.  

Em Taubaté, foram encontrados problemas em quatro lojas, sendo três na região central do município. Os problemas encontrados pelas equipes de fiscalização foram: Bolas de plástico sem marca, dinossauro sem marca, celular de máscara sem marca e bambolê sem marca. Todos os produtos não apresentavam selo ou selo da Inmetro.

Selo Inmetro

O selo, que contém a marca do Inmetro e a do organismo acreditado responsável pelo processo de certificação, é a evidência de que o produto foi submetido a ensaios e aprovado em avaliações de aspectos como impacto e queda (pontas cortantes e agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); química (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); elétricos (risco de temperatura excessiva, choque e emissão de chamas) e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação). 

Tópicos relacionados