A Eve Air Mobility anunciou nesta segunda-feira (06) três novos fornecedores para a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), conhecido como “carro voador”.
De acordo com a Eve, a Garmin fornecerá os aviônicos para a aeronave, enquanto a Liebherr-Aerospace fornecerá os atuadores de controles de voo. A Intergalactic fornecerá o sistema de gerenciamento térmico.
Os três novos fornecedores somam-se aos três anunciados no Paris Air Show no verão passado. A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation e a brasileira Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica para o eVTOL da Eve, enquanto a BAE Systems fornecerá o sistema de armazenamento de energia. A DUC Hélices Propellers fornecerá os rotores e hélices.
A aeronave eVTOL da Eve utiliza configuração lift+cruise com oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voo em cruzeiro, sem alteração na posição desses componentes durante o voo.
O conceito mais recente inclui um empurrador elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança.
Embora ofereça inúmeras vantagens, incluindo menor custo de operação, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer impulso eficiente com baixo ruído.
Em julho, a empresa anunciou que sua primeira unidade de produção de eVTOL estará localizada na cidade de Taubaté.
A empresa iniciou a montagem de seu primeiro protótipo eVTOL em grande escala, que será seguido por uma campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para começar a ser entregue e entrar em serviço em 2026.