Band Vale

GM demite trabalhadores da fábrica de São José dos Campos por telegrama

Ainda não foi informado a quantidade de funcionários que foram desligados

Redação Band Vale

GM demite trabalhadores da fábrica de São José dos Campos por telegrama
GM demite trabalhadores da fábrica de São José dos Campos por telegrama
Reprodução/Reuters

A General Motors (GM) confirmou nesta sexta-feira (3), que demitiu trabalhadores da fábrica de São José dos Campos. Ainda não foi informado a quantidade de funcionários que foram desligados da montadora.

Os trabalhadores foram informados do desligamento na noite desta quinta-feira (2), por meio de um telegrama. Confira:

Em nota, a GM informou que os desligamentos “fazem parte do processo de adequação do quadro de empregados anunciado em outubro de 2023, e firmado em acordo coletivo.” Ainda segundo a montadora, “a medida foi necessária e permitirá que a companhia mantenha a agilidade de suas operações, garantindo a sustentabilidade para o futuro.”

Programa de Demissão Voluntária (PDV)

O Programa de Demissão Voluntária (PDV) da General Motors começou em dezembro de 2023, nas três fábricas da montadora no Estado de São Paulo. Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos aprovaram a abertura do programa na fábrica. 

A proposta foi resultado das negociações entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. A meta, segundo a montadora, era conseguir a adesão de 830 trabalhadores. 

O PDV era uma alternativa às demissões realizadas em outubro de 2023 pela GM e que foram canceladas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e Tribunal Superior do Trabalho (TST). O número de adesões do programa ficou abaixo da meta estipulada para a GM na fábrica de São José dos Campos.

Tópicos relacionados