Band Vale

Governo de SP inicia processo de recuperação da Ilha das Cabras, em Ilhabela

Após acordo judicial, do qual participaram os Ministérios Público Estadual e Federal, área de aproximadamente 15 mil m² abrigará museu que será projetado pela Unesco

Redação Band Vale

Após reunião, realizada nesta quinta-feira(18), entre os Ministérios Público Estadual e Federal, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fundação Florestal e o conselho do Parque Estadual de Ilhabela, foram iniciadas as tratativas para a elaboração do projeto de recuperação da Ilha das Cabras. (Veja no vídeo acima como a Ilha foi encontrada)

O encontro ocorre após acordo judicial que deu fim ao processo de litígio iniciado em 1991 e prevê a recuperação ambiental, bem como o pagamento de indenização que custeará a implantação de um Museu de História, Antropologia e Cultura do Litoral Norte na ilha, em projeto a ser desenvolvido em parceria com a Unesco. 

No local, que agora faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, Unidade de Conservação de Proteção Integral, foram constatadas diversas irregularidades ambientais como residência de veraneio, garagem para jet-ski, mureta de proteção e praia artificial. “Estamos hoje formalmente recebendo de volta a Ilha das Cabras, e integrando-a complemente ao uso público, como deve ser.  O espaço conta com uma série de edificações que vão ser repensadas como um museu com vários propósitos, principalmente para recuperar a história natural e cultural do litoral norte, abrindo esse espaço para visitação”, pontou o Secretário Executivo da SIMA, José Amaral Wagner Neto.  

“Para nós da Unesco, este museu será importantíssimo para implementação da agenda 2030 da ONU. Estamos em plena década dos oceanos, um momento de extrema relevância para se implementar um equipamento como este aqui no litoral norte. Esse projeto tem uma importância histórica não só pra comunidade da região, mas também mundialmente. Trata-se de uma ilha que será devolvida para população e que contará a história da cultura, das populações originárias, caiçaras, dos indígenas que habitavam o local, contribuindo para aumentar o sentimento de pertencimento, levando educação e cultura a toda população”, destacou a Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula.  

As intervenções que não puderem ser revertidas para uso público serão objeto de Plano de Recuperação de Área Degradada. O acordo prevê, ainda, a cessão de direito de uso de outros quatro imóveis, localizados na costa da Ilhabela, em frente à Ilha das Cabras, em favor da Fundação Florestal, para o exercício de suas atividades administrativas e fortalecimento da gestão da Unidade de Controle. Os valores devidos a título de indenização, multa e litigância de má-fé serão revertidos para implantação do espaço de visitação pública, para o custeio do PRAD e para manutenção dos imóveis.  

Tópicos relacionados