Band Vale

Grupo de capivaras é flagrado na Estrada Nova, em Taubaté

Ao menos dez capivaras foram vistas na Estrada Nova

Redação Band Vale 30/06/2022 • 10:46 - Atualizado em 30/06/2022 • 11:41
Ao menos dez capivaras foram vistas na Estrada Nova
Ao menos dez capivaras foram vistas na Estrada Nova
Reprodução/Redes Sociais

Um grupo de capivaras foi visto na noite desta quarta-feira (29) na Avenida Tom Jobim, mais conhecida como Estrada Nova, via que liga Taubaté à cidade de Tremembé. 

Os animais são herbívoros, se alimentam de capim, grama, ervas e vegetação, e no vídeo, aparecem se alimentando no canteiro da via. É possível ver filhotes no grupo.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, não houve acionamento para retirada dos animais do local. No entanto, a PMA afirma que é comum que o aparecimento de capivaras por ali, devido a proximidade com áreas de preservação permanente localizadas na região.

As capivaras são espécies nativas do Cerrado brasileiro e, assim como toda a fauna silvestre, são protegidas pela constituição federal. Sendo proibida a caça, apanha, captura, coleta, abate e transporte desses animais silvestres. 

Nesses casos em que os animais aparecem em vias e áreas urbanas, recomenda-se evitar a aproximação muito próxima dos bandos, ainda mais na presença de filhotes, pois todo animal silvestre ao se sentir ameaçado pode atacar.