Band Vale

Hospital Municipal de Taubaté suspende todos os atendimentos ambulatoriais

HMUT passou a priorizar apenas casos de urgência e emergência

Redação Band Vale

Hospital Municipal de Taubaté suspende todos atendimentos ambulatoriais
Hospital Municipal de Taubaté suspende todos atendimentos ambulatoriais
Caroline Corrêa/ TV Band Vale

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), suspendeu todos os atendimentos ambulatoriais, passando a priorizar apenas casos de urgência e emergência. O hospital, referência em atendimento médico na região, encontra-se envolto em uma crise que afeta diretamente os serviços de saúde prestados à população. 

De acordo com a Associação Paulista de Medicina (SPDM), os atendimentos de rotina foram interrompidos devido a atrasos significativos nos repasses financeiros por parte da Prefeitura Municipal. A associação ressaltou que os procedimentos e consultas ambulatoriais foram adiados em decorrência dos valores não repassados, o que culminou na decisão de suspender tais serviços. 

A gestora enfatizou que está empenhada em continuar oferecendo um atendimento público de qualidade à população de Taubaté, apesar dos obstáculos criados pela administração municipal.

Crise no HMUT

A situação financeira problemática se arrasta há meses, atingindo seu ápice no dia 10 de agosto, quando a SPDM enviou um ofício à Prefeitura cobrando uma dívida que totaliza quase R$ 24 milhões. Nesse documento, a associação alertou para o risco iminente de paralisação dos serviços no HMUT devido à falta de recursos. A Prefeitura, no entanto, contestou a quantia da dívida e afirmou ter respaldo jurídico para evitar a interrupção dos serviços de saúde.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Taubaté vem realizando pagamentos conforme as tratativas realizadas com a empresa SPDM - Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina. Não há atrasos de repasses superior a 90 dias que justifique legalmente a suspensão dos serviços de saúde por parte da gestora do Hospital Municipal Universitário de Taubaté - HMUT, que acaba por prejudicar toda a população local que necessita do atendimento.

O que diz a Unitau

A Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolve atividades pedagógicas em parte dos ambulatórios do Hospital Municipal Universitários de Taubaté (HMUT), alguns exemplos são a Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. Já as atividades de residência estão concentradas nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria e Urologia. O HMUT é um importante campo de estágio para os alunos dos cursos de saúde da UNITAU. As atividades pedagógicas estão garantidas também por meio de novos convênios.

O que diz a SPDM

Atualmente o HMUT está atendendo somente emergências e não está realizando novos agendamentos. Alguns funcionários que trabalhavam no regime PJ tiveram seus contratos pausados, até que os débitos sejam pagos pela prefeitura.

Tópicos relacionados