Band Vale

Jacareí suspende vacinação por falta de doses

Prefeitura alega que diversos frascos vieram com números insuficientes do imunizante

Redação Band Vale

Município diz que frascos que deviam conter dez doses, vieram com menos
Município diz que frascos que deviam conter dez doses, vieram com menos
Divulgação/ Prefeitura de Jacareí

As vacinas contra a Covid-19 acabaram nesta terça-feira, 6, em Jacareí. Em comunicado, a cidade informou que ainda não há previsão, por parte do governo do Estado de São Paulo, para a chegada de mais doses da vacina na cidade. A retomada da campanha de vacinação depende da chegada destas novas doses e, assim que isso ocorrer, a população será comunicada.

A administração ainda informou que no último lote de vacinas Coronavac, enviado pelo governo do estado, havia diversos frascos que deveriam conter dez doses do imunizante, mas apresentaram quantidade inferior.  A princípio, Jacareí teria recebido 3.890 doses da vacina no final da última semana, porém a cidade diz que existe um déficit de cerca de 180 doses de vacinas neste lote.

Outras cidades do estado também relataram episódios como este. A Prefeitura de Jacareí, por meio da secretaria de saúde, já está em diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado, solicitando esclarecimentos sobre o ocorrido.

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde estadual informou, em nota, que destinou 38,3 mil doses ao município de Jacareí, sendo que destas 36,6 mil foram aplicadas, de acordo com a plataforma Vacivida, preenchida pelo município.

O Estado afirma que, desta forma, Jacareí ainda teria 1,6 mil doses disponíveis. A nota também afirma que o governo faz a distribuição, mas cabe a cada município se planejar para imunizar os públicos definidos no PEI (Plano Estadual de Imunização).

Butantan

O Instituto Butantan informou por nota que “não houve, de forma nenhuma, redução do número de doses da vacina produzida pelo Butantan. Cada frasco contém nominalmente 10 doses de 0,5 ml cada. Todas as ampolas passam por rigoroso processo de inspeção de controle de qualidade antes de serem liberadas para o Programa Nacional de Imunizações. O volume envasado por frasco está devidamente autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”

Ainda completou que mais de 38 milhões de doses já foram entregues até o momento ao PNI e, até 30 de abril, o total deverá somar 46 milhões.