Justiça determina desarquivamento da investigação de morte de jovem pela PM

Lelis Henrique dos Santos foi foi alvejado pelos policiais no bairro Jardim Americano em agosto de 2021

Redação Band Vale

O homem não tinha antecedentes criminais Imagem/ Arquivo Pessoal
O homem não tinha antecedentes criminais
Imagem/ Arquivo Pessoal

A justiça determinou o desarquivamento da investigação do assassinato de Lelis Henrique dos Santos, ocorrido em 12 de agosto de 2021, no bairro Jardim Americano, em São José dos Campos.

Os policiais envolvidos na ocorrência relataram que o homem resistiu à abordagem policial e fugiu a pé. Quando foi abordado, ele teria sinalizado que iria sacar uma arma, momento que foi alvejado pelos policiais.

De acordo com a Justiça, o caso foi desarquivado pois a polícia acrescentou recentemente aos autos, depoimentos de testemunhas que contradizem o que os policiais militares investigados afirmaram.

Segundo a decisão, as testemunhas afirmaram que o rapaz não portava nenhuma arma e que alguns dos policiais brincaram com a situação. O juiz decidiu desarquivar a investigação para ter mais detalhes do que exatamente teria ocorrido.

O caso

O caso aconteceu durante a madrugada do dia 12 de agosto de 2021. De acordo com os policiais militares envolvidos na ocorrência, o homem resistiu à abordagem e fugiu a pé.

Ainda segundo os policiais, durante a abordagem, ele teria sinalizado que iria sacar uma arma, momento que foi alvejado. De acordo com nota da Polícia Militar, o suspeito caiu e os policiais retiraram de sua cintura um revólver calibre 32. A vítima morreu no local.

Na época do crime, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que as versões dos policiais e das testemunhas foram colhidas para esclarecer os fatos. Além da investigação da Polícia Civil, a Polícia Militar abriu um IPM (Inquérito Policial Militar).

Além da perícia no local, foram realizados laudos necroscópico, toxicológico e residuográfico.

Mais notícias

Carregar mais