Band Vale

Mais de 31 mil pessoas faltaram para tomar a 2ª dose da vacina contra Covid-19, em São José

Prefeitura joseense enfrenta ainda perda de imunizantes que, depois de descongelados, têm que ser usados em 30 dias

Redação band Vale

Prefeitura tem lote de vacina a vencer na próxima semana
Prefeitura tem lote de vacina a vencer na próxima semana
Adenir Britto/PMSJC

Em São José dos Campos 31.503 pessoas que já deveriam ter tomado a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, estão atrasadas para completar a imunização. Os números são do Esams, que é um banco de dados eletrônico sobre o atendimento à Saúde no município.

O atraso representa risco maior de contrair a doença, já que imunização só é completa 15 dias após a 2ª dose.

Além disso, a Prefeitura joseense enfrenta a perda de imunizantes que, depois de descongelados, têm que ser usados em 30 dias. A Secretaria de Saúde tem um lote de imunizantes a vencer em 3 de novembro, pronto para ser aplicado.  

Se todos os faltosos comparecessem para se vacinar com a 2ª dose em São José, o número de pessoas totalmente imunizadas superaria 516,1 mil, incluindo 16,5 mil que tomaram a dose única. Nesse caso, haveria 85.5% da população alvo (acima de 12 anos) com imunização completa.

PRAZOS

Na avaliação da Secretaria de Saúde, a antecipação de prazos da 2ª dose pode ter causado confusão sobre o calendário correto.  

No caso da Pfizer, o intervalo caiu de 56 para 21 dias para adultos acima de 18 anos. Adolescentes de 12 a 17 anos continuam com o mesmo prazo.

Para a AstraZeneca, o intervalo caiu de 12 para 8 semanas (84 para 56 dias) e para a Coronavac, a 2ª dose ocorre com intervalo de 17 dias (intervalo permitido é entre 14 e 28 dias).

Com a antecipação, o ideal é sempre consultar as redes sociais e o site da Prefeitura, onde estão todas as informações sobre datas, locais e públicos de todas as vacinas.

Tópicos relacionados