Band Vale

Mulher que morreu enquanto salvava neto em Aparecida vira heroína nas redes

Rosângela Custódio, de 51 anos, teve uma parada cardiorrespiratória após as fortes chuvas desta terça-feira (21)

Redação Band Vale

Rosângela Custódio, de 51 anos, morreu durante as chuvas ao tentar salvar seu neto
Rosângela Custódio, de 51 anos, morreu durante as chuvas ao tentar salvar seu neto
Reprodução/Redes sociais

Em meio às fortes chuvas em Aparecida no fim da tarde desta terça-feira (21), Rosângela Custódio, de 51 anos, se tornou heroína. É desta maneira que seus amigos e familiares estão a chamando nas redes sociais. Ela morreu enquanto tentava salvar seu neto de uma enxurrada.

De acordo com a Defesa Civil do município, no momento da precipitação, a mulher estava com o neto na rua Padre Gebardo, no bairro de Santa Rita. No momento da tempestade, a criança foi arrastada pela força da água.

Após salvar o pequeno, a mulher veio a óbito.

Ela trabalhava no Santuário Nacional de Aparecida, na Casa do Pequeno, iniciativa social com foco em crianças e adolescentes.

Em um comunicado aos colaboradores, a Basílica lamentou a morte da mulher.

“Com pesar comunicamos o falecimento da colaboradora Rosângela Custódio, vítima das fortes chuvas que atingiram Aparecida. […] Pedimos a Deus o seu descanso eterno e o conforto dos familiares”, diz parte da nota.

Vídeos registrados por moradores mostram a mulher sendo reanimada no chão após a tempestade. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local, as equipes se depararam com Rosângela em parada cardiorrespiratória.

Após receber os primeiros atendimentos, ainda no local, a vítima foi encaminha para a UPA de Guaratinguetá. No entanto, ela não resistiu.

A criança, de 11 anos, também recebeu os primeiros atendimentos no local, e posteriormente, foi encaminhada à UPA de Guaratinguetá.

Segundo as autoridades, as vítimas foram levadas para o município vizinho por conta do Pronto Socorro de Aparecida ter sido afetado pelas chuvas, não tendo condições técnicas de receber novos pacientes.

Redes sociais

Nas redes sociais, amigos e familiares publicaram mensagens de solidariedade.

Em muitas delas, os internautas a descrevem como uma heroína.

“Essa mulher foi uma verdadeira guerreira na hora da forte chuva que caía em Aparecida. Ela estava com seu neto saindo da escola e retornando para sua casa. Foi bem na hora que veio aquela forte correnteza. Ela conseguiu salvar seu neto para que não fosse junto com a enchente. Fica aqui os nossos sentimentos a todos amigos e familiares da Rosângela Custodio”, escreveu um internauta.

Em outras mensagens, os conhecidos destacaram o amor da mulher pelo neto.

“Que Deus conforte o coração de seus familiares! Você é uma guerreira e seu amor pelo seu neto será sempre incondicional. Uma avó que enchia o peito pra falar sobre o amor ao seu neto. Que Deus te receba de braços abertos”, diz a publicação.

Fortes chuvas em Aparecida

De acordo com a Defesa Civil municipal, por volta das 17h30 iniciou-se uma precipitação forte que durou cerca de 25 minutos. O volume de água atingiu 63 mm.

Houve diversos pontos de alagamento na cidade, como no bairro Santa Rita, avenida padroeira do Brasil.

Houve 2 ocorrências de alagamento nas ruas João Maron e Marcílio dos Santos, com somente danos patrimoniais. As famílias permaneceram no local.

Houveram 04 interdições emergenciais nas ruas Zequinha Lemes (02 casas), Zezé Valadão e José Araújo da Silva.

Das 4 casas interditadas, 2 foram necessárias a remoção imediata com auxílio da Prefeitura e Assistência Social. Os moradores estão em abrigos temporários e vão receber auxílio da Assistência Social.

A rua Zequinha Lemes foi totalmente interditada durante a chuva devido a uma queda de talude e deslocamento.

Segundo a Defesa Civil, “foi um volume expressivo de chuva em pouco tempo, entretanto, todas as ocorrências foram atendidas e as pessoas necessitadas foram auxiliadas”.

Nesta quarta-feira, o órgão realiza novas vistorias em todos os locais, em conjunto com a Secretária de Obras, para tomar as medidas necessárias.

Tópicos relacionados