Band Vale

Pesquisadores da UNITAU explicam onda de calor na região do Vale do Paraíba

Fenômeno deve se estender até a próxima quinta-feira (2)

Redação Band Vale

Pesquisadores da UNITAU explicam onda de calor na região do Vale do Paraíba
Pesquisadores da UNITAU explicam onda de calor na região do Vale do Paraíba
Divulgação

Uma nova onda de calor, já pode ser sentida na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O fenômeno deve se estender até a próxima quinta-feira (2) e deixar as temperaturas máximas acima da média registrada durante o início do outono. 

Segundo o meteorologista, pesquisador e docente do mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dr. Gilberto Fisch, as ondas de calor são fenômenos intermitentes, que duram um período de no mínimo cinco dias, e elevam as temperaturas de determinada região.

“Essas ondas de calor se estabelecem na região central do Brasil. É um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens e, portanto, intensifica a radiação solar que chega à superfície, causando o aquecimento da atmosfera. Esse mesmo sistema impede o transporte de ar frio da região sul do país até a nossa região. Ou seja, são fenômenos que se somam e provocam calor acima da média, cerca de cinco graus a mais que a climatologia da região”, - explica o pesquisador.

Ainda de acordo com o meteorologista, esse tipo de evento, assim como as ondas de frio - quando a temperatura fica abaixo da média - deve se tornar cada vez mais frequente em todo o mundo, em razão das mudanças climáticas, que têm se intensificado nas últimas décadas.

“E esses eventos devem impactar de forma negativa as nossas sociedades. E quem vive em grandes áreas urbanizadas deve sentir mais esses efeitos do que as comunidades que vivem em áreas rurais”, afirma o pesquisador.

Tópicos relacionados