A Poli-Pet, rede de petshops, passa a oferecer na loja do Vila Ema, em São José dos Campos, a opção de pagamento por reconhecimento facial. Essa é a primeira loja do segmento da América Latina a implementar a nova tecnologia.
Com solução da startup Payface, a ferramenta conecta o rosto de cada usuário com o seu cartão de crédito. Sem precisar mostrar o cartão, o consumidor poderá optar por pagar seus produtos usando apenas o rosto, diminuindo filas, evitando contato físico e com maior segurança.
Newton Suda, gerente de T.I da Poli-Pet, explica que a integração faz parte da preocupação do negócio em inovação. “Acreditamos que a solução vai proporcionar mais facilidade e segurança para os clientes na hora procurar produtos para seus pets. Principalmente em um momento delicado como o da pandemia, é importante que os petshops acompanhem o processo de transformação digital, já que o mercado é um dos estabelecimentos considerados como serviço essencial”, explica.
RECONHECIMENTO FACIAL
Para começar a pagar dessa maneira, o usuário precisa baixar gratuitamente o aplicativo da Payface no celular e cadastrar seu rosto e formas de pagamento. No momento em que for fazer compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto, sem precisar usar o celular. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem nenhum toque no dispositivo ou uso de cartão.
NÚMEROS
Segundo projeções do Instituto Pet Brasil, o mercado de animais de estimação encerrou o último ano com faturamento de R$ 40,1 bilhões e crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior — índice 6,88% maior do que aquele projetado nos primeiros seis meses do ano passado.