Band Vale

PF faz ação em São José dos Campos contra aposentadorias irregulares em GO

Mandados judiciais foram expedidos pela Justiça de Goiânia e são cumpridos em quatro cidades do Brasil

Redação Band Vale

PF cumpre mandados em São José dos Campos contra aposentadorias irregulares
PF cumpre mandados em São José dos Campos contra aposentadorias irregulares
Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal e a Força-Tarefa Previdenciária realizam na manhã desta terça-feira (30) a operação “Passa a Régua”. A ação contou com 54 policiais federais e 12 servidores do Ministério do Trabalho.

Foram cumpridos 16 mandados judiciais, expedidos pela 11ª da Justiça Federal em Goiânia, sendo 11 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e um mandado de medida restritiva, além do sequestro de bens, a serem cumpridos em Goiânia (GO), Serra Talhada (PE), Paranã (TO) e São José dos Campos (SP).

De acordo com a apuração da PF, o esquema era especializado em fraudar benefícios de aposentadorias por idade e por tempo de contribuição para pessoas que supostamente não detinham as condições exigidas para a obtenção dessas espécies de recursos.

Ainda segundo a PF, o golpe causaria um prejuízo estimado de R$ 1,4 bilhões, relativos aos valores que seriam desembolsados para pagamentos futuros aos beneficiários.

A fraude era realizada em Goiás. De acordo com as estimativas do Núcleo Regional da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista em Goiás (NUINTGO), há 1.505 benefícios obtidos fraudulentamente, cujo pagamento provocou um prejuízo aproximado de R$ 76 milhões aos cofres públicos.

A PF ainda não divulgou quais mandados foram cumpridos em São José dos Campos e com qual finalidade.

Tópicos relacionados