Porto de São Sebastião bate recorde histórico de movimentação no 1º semestre

Foram movimentadas ao todo 760 mil toneladas, um aumento de 57% em comparação ao mesmo período de 2023

Redação Band Vale

Porto de São Sebastião bate recorde histórico de movimentação no 1º semestre
Porto de São Sebastião bate recorde histórico de movimentação no 1º semestre
Divulgação/ Semil

Um levantamento realizado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa pública vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), revelou que o Porto de São Sebastião (SP) alcançou um novo recorde histórico na movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano. Foram movimentadas ao todo 760 mil toneladas, um aumento de 57% em comparação ao mesmo período de 2023.

Entre as principais cargas transportadas destacam-se:

  • Açúcar a granel: 287,5 mil toneladas.
  • Barrilha a granel: 190,3 mil toneladas, utilizada na produção de vidros e embalagens.
  • Coque de petróleo a granel: 107,5 mil toneladas.

O diretor-presidente da CDSS, Ernesto Sampaio, atribui esse crescimento à ampliação da disponibilidade de áreas para armazenagem, o que atraiu mais importadores e exportadores. Ele explica que foram autorizadas a montagem de 11 novos armazéns, totalizando 14 estruturas instaladas pelos operadores portuários. Além disso, foram realizados investimentos em melhorias significativas para o Porto, como:

- Reforma do centro de controle operacional.

- Pavimentação de pátios de armazenagem e vias de acesso terrestre.

- Novo sistema de automação da porta de acesso ao Porto.

- Monitoramento por circuito fechado de TV.

- Obras de ajuste e cumprimento de requisitos de segurança e alfandegamento.

- Implementação de um novo sistema de combate a incêndios.

Acessibilidade e infraestrutura

O Porto de São Sebastião possui acesso facilitado pela rodovia dos Tamoios, interligada aos principais acessos do estado de São Paulo, além da proximidade com a malha ferroviária e o Aeroporto Internacional de São José dos Campos. A obra do Contorno de São Sebastião na Tamoios está em fase final de execução pelo Governo de São Paulo, prevendo uma alça exclusiva ao Porto, o que melhorará ainda mais o acesso, evitando interferências no trânsito urbano.

Futuro e sustentabilidade

Em termos de futuro, está em fase de modelagem um processo de arrendamento que permitirá a atração de mais investimentos. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, afirmou que a consulta pública está em fase de preparação e deve ser publicada em breve. O novo Plano Estadual de Logística e Investimento, em desenvolvimento, tem como objetivo integrar diversos modais, com o Porto de São Sebastião desempenhando um papel crucial no escoamento de cargas para exportação, juntamente com o Porto de Santos.

Em abril, o Porto de São Sebastião aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, comprometendo-se com ações para acelerar a descarbonização do setor marítimo e portuário. Como primeira medida, o Porto começou a aplicar descontos na tarifa portuária para embarcações que comprovem sustentabilidade e eficiência energética, além de baixas emissões de gases de efeito estufa. “Essas iniciativas estão alinhadas com nosso compromisso de promover o desenvolvimento sustentável em São Paulo”, enfatizou Natália Resende.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais