Band Vale

Primeiro satélite 100% brasileiro será lançado no domingo

INPE irá transmitir pela internet

Redação Band Vale

Satélite Amazônia 1 a bordo do PSLV-C51
Satélite Amazônia 1 a bordo do PSLV-C51
Divulgação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Amazônia 1 será lançado na cidade de Chennai, na Índia, a 1h54, de domingo, no horário de Brasília. O satélite será colocado numa órbita Sol com altitude média de 752 km acima da superfície da Terra. Todas as atividades planejadas estão sendo executadas conforme o cronograma e foram concluídas com sucesso, de acordo com o INPE.

O embarque do satélite para o país asiático ocorreu em 22 de dezembro de 2020, no aeroporto de São José dos Campos. Foram necessários, ao todo, 52 contêineres especiais para transportar com segurança os módulos do satélite, que pesa 638 kg.

Satélite 100% brasileiro

O Amazônia 1 é o primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Ele foi projetado e feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Ele faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica. A missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Esse será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois últimos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China.

Será possível acompanhar o lançamento pelo Youtube: https://www.youtube.com/mctic/live