Band Vale

Projeto incentiva alunos superdotados em São José dos Campos

Com atividades focadas em criatividade, ciência e comunicação, o programa Decolar impulsiona alunos com altas capacidades. A cidade é a segunda com mais estudantes superdotados no Brasil, segundo o INEP.

Por Laboratório da Notícia

Projeto Decolar
Projeto Decolar
PMSJC/Adenir Britto

Em São José dos Campos, um programa da rede municipal de ensino estimula o potencial de alunos superdotados. O programa Decolar, oferece atividades complementares focadas em áreas como criatividade, ciência e comunicação, transformando o cenário educacional da cidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), São José dos Campos é a segunda cidade com o maior número de estudantes cadastrados como superdotados no Brasil. Com 856 alunos identificados, a cidade fica atrás apenas de Curitiba, que lidera o ranking, e à frente de São Paulo, que ocupa a terceira posição. 

Suellen Martins, coordenadora do programa Decolar, destaca a importância das atividades oferecidas. 

"As atividades do programa DECOLAR são suplementares ao que a escola já oferece e estão baseadas em três áreas de estimulação: criatividade, ciência e comunicação."

Ela explica que a seleção dos alunos é baseada em uma observação feita pelos professores. "Todos os professores do segundo ao quinto ano recebem um guia de observação direta e relatam quais são os alunos que mais se destacam de acordo com os indicadores. Esse documento é analisado pela equipe do Decolar, e os alunos selecionados passam por uma observação assistida."

A coordenadora do projeto ainda explica a importância do Decolar para o futuro dos alunos, "mais do que preparar pessoas para serem tecnicamente boas em algo, nós nos preocupamos também com toda essa educação integral. O que realmente importa hoje é que elas sejam pessoas éticas, responsáveis, que tenham bons valores."

As atividades e oficinas são realizadas por professores voluntários, que têm grande conhecimento em áreas específicas, que compartilham experiências. A colaboração dos voluntários enriquece o projeto e proporciona aos alunos oportunidades únicas de desenvolvimento e aprendizado. O Decolar está com vagas abertas para novos voluntários, mais informações você confere aqui. 

O aluno Vinicius Sousa Costa, 12 anos, da Emefi Profª Ildete Mendonça Barbosa, participa das oficinas de biomedicina, matemática criativa, astronomia e robótica. E neste ano, deseja entrar nas aulas de veterinária, sustentabilidade e culinária. Ele está animado para começar as aulas em 2024, 

"Eu acredito que o Decolar vai me proporcionar um futuro brilhante, o programa abre portas de conhecimento. As atividades são boas para o meu desenvolvimento."

Maria Eduarda Silva Duarte, 12 anos, da Emefi Profª Ilga Pusplatais, participa das atividades de anatomia, biologia, inglês e matemática preparatória. Ela conta da importância do programa em sua vida, "Eu fiquei muito feliz em entrar no Decolar e minha família sentiu muito orgulho de mim. As atividades que eu realizo e me aprofundo no programa me ajudam muito em sala de aula. O Decolar é uma realização e é muito importante para mim, foi uma oportunidade incrível e eu acho maravilhoso."

Por Sara Teixeira
Estagiária* - projeto sob a supervisão de Nelson Gazolla - MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini

Tópicos relacionados