Band Vale

Quem é o maior rival do Sport Recife?

Neste texto, mergulharemos nas profundezas dessa rivalidade, explorando os momentos marcantes

Conteúdo de Terceiros

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Sport Recife
Divulgação

O futebol brasileiro é marcado por rivalidades acaloradas, mas poucas são tão intensas e históricas quanto o Clássico das Multidões, envolvendo o Sport Recife e seu principal antagonista. 

Neste texto, mergulharemos nas profundezas dessa rivalidade, explorando os momentos marcantes, as estatísticas e os eventos que moldaram a história desse confronto emocionante.

O primeiro encontro: 1916 - uma rivalidade nascida da bola

O embrião do Clássico das Multidões foi plantado em 6 de maio de 1916, quando Sport e seu futuro arquirrival, o Santa Cruz, se enfrentaram pela primeira vez. 

Esse encontro inaugural, um amistoso, viu o Sport emergir vitorioso por 2 a 0, dando início a uma rivalidade que transcende gerações.

A chama da rivalidade ascende do Sport Recife: 1916 - 1943

O primeiro embate decisivo entre Sport e Santa Cruz ocorreu no mesmo ano de sua estreia. Os rubro-negros conquistaram a vitória, consolidando-se como campeões estaduais. Esse triunfo pavimentou o caminho para uma rivalidade que se consolidou ao longo das décadas.

Decisões épicas: 1940 - 2016

Ao longo dos anos, Sport e Santa Cruz protagonizaram 26 finais de Campeonato Pernambucano. Uma batalha constante pela supremacia local. O Sport emergiu como campeão em 14 dessas decisões, enquanto o Santa Cruz ergueu a taça em 13 ocasiões.

Duelos memoráveis do Sport Recife: Ilha do Retiro e Arruda

Os palcos dessas epopéias foram principalmente a Ilha do Retiro, onde o Sport se consagrou campeão em seis finais, e o Arruda, onde o Santa Cruz saiu vitorioso em nove confrontos. Cada estádio testemunhou momentos épicos que ecoam na memória dos torcedores.

A era dos pontos corridos: decisões alternativas

Com o advento dos pontos corridos, novos capítulos foram acrescentados à rivalidade. Em algumas temporadas, Sport e Santa Cruz terminaram os dois turnos como campeões, eliminando a necessidade de uma final direta. Essas decisões alternativas adicionaram uma reviravolta intrigante à narrativa do clássico.

Títulos e troféus: quem leva a melhor?

As estatísticas revelam uma disputa acirrada. O Sport acumula 12 títulos pernambucanos sobre o Santa Cruz, mas a Cobra Coral não fica para trás, ostentando 12 conquistas sobre o rival Sport. Uma balança que oscila ao sabor das décadas e das mudanças nos regulamentos do campeonato.

Confrontos e estatísticas: uma análise detalhada do Sport Recife e seu rival

Ao longo de 563 jogos em todas as competições, o Sport mantém uma vantagem numérica, com 232 vitórias contra 169 do Santa Cruz, e 161 empates. Entretanto, a partir de 2001, uma inversão ocorreu, com o Santa Cruz assumindo a dianteira em número de vitórias.

Conquistas além das fronteiras: Copa Sul-Americana

O Clássico das Multidões também transcendeu as fronteiras nacionais, com dois memoráveis embates na Copa Sul-Americana em 2016. Um empate sem gols na Arena Pernambuco e uma vitória por 1 a 0 do Santa Cruz na revanche. Uma página única na história dessa rivalidade.

Brasileirão: a saga nacional para o Sport 

Em competições nacionais, os clubes se enfrentaram em vários embates pelo Campeonato Brasileiro Série A. Destacam-se empates e vitórias, cada uma contribuindo para a intensidade dessa rivalidade que se desdobra ao longo das décadas.

Série B: confrontos na busca pela ascensão

Em momentos menos gloriosos, os clubes se encontraram na Série B, onde a luta pela promoção adicionou uma camada adicional de tensão aos confrontos. Empates, vitórias e derrotas se tornaram marcos nessa saga futebolística.

Competições regionais com o Sport: torneio Norte-Nordeste e Copa do Nordeste

Além das competições nacionais, Sport e Santa Cruz cruzaram suas trajetórias no Torneio Norte-Nordeste e na Copa do Nordeste. Vitórias e reviravoltas contribuíram para a riqueza dessa rivalidade regional.

Campeonato Pernambucano: a essência do clássico

No coração dessa rivalidade está o Campeonato Pernambucano, onde Sport e Santa Cruz se enfrentaram 401 vezes. O equilíbrio se mantém, com vantagem para o Sport no histórico geral, mas uma inversão de papéis desde 2001.

Maiores sequências de dominância: quem impôs respeito?

O Santa Cruz teve suas épocas de supremacia, como nas sequências de sete, dez, e cinco jogos sem perder para o Sport. Por sua vez, o Sport também impôs sua dominância com sequências notáveis de 15, 14 e 10 jogos sem derrota para o Santa Cruz.

Públicos monumentais e goleadas históricas: o espetáculo além do campo 

Os estádios da Ilha do Retiro e do Arruda testemunharam públicos monumentais, com mais de 50.000 pagantes. Goleadas memoráveis, como o 7 a 0 do Santa Cruz em 1934 e o 5 a 0 do Sport em 1986, ecoam na história desse espetáculo futebolístico.

A pergunta permanece: quem é o maior rival do Sport Recife?

Ao refletirmos sobre essa rica e complexa história, a pergunta permanece: quem é o maior rival do Sport Recife? A resposta varia dependendo da perspectiva, do momento histórico e da paixão do torcedor. 

O Clássico das Multidões continua a cativar o coração dos amantes do futebol, uma rivalidade que transcende o campo de jogo e se torna parte intrínseca da cultura futebolística pernambucana.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.