Band Vale

Robótica: a ciência que faz sucesso entre os jovens

Time do Vale do Paraíba disputa competições internacionais representando o Brasil

Por Laboratório da Notícia

Robótica
Robótica
Banco de Imagens

O Vale do Paraíba está repleto de tecnologia e inovação. A região é sede de grandes indústrias como Volkswagen, General Motors e Embraer, e talvez por isso, a robótica esteja presente no dia a dia. A modalidade se popularizou no Vale quando foi inserida nas escolas, incentivando crianças e jovens a se engajar com a ciência e a tecnologia e se aprofundar na área. A FCR (First Robotics Competition), modalidade das competições de robótica, encontrou solo fértil no Vale do Paraíba e investiu formando equipes e oferecendo materiais para estudantes. 

A Robótica é uma área da Ciência que envolve projetar, fabricar e operar robôs. Seu objetivo é criar máquinas que sejam úteis no nosso cotidiano. O primeiro a usar o termo, como sendo uma extensão da palavra “robo”, foi Isaac Asimov nos anos 40 dentro do Oxford English Dictionary - um dicionário oficial da língua inglesa. A principal regra da robótica, é que os robôs devem obedecer às instruções dos humanos sem nunca prejudicá-los. Eles funcionam com uma combinação de programação e algoritmos de computador e podem ser usados na Informática, para a Inteligência Artificial, na Medicina e em outras áreas. 

Um exemplo desse segmento no Vale é o time Alphabots, de São José dos Campos. Com quase 20 anos, a equipe surgiu no Cephas e migrou para o Instituto Alpha-Lumen, onde está até hoje. Não faltam prêmios nacionais e internacionais. Numa crescente, o grupo busca sempre mais recursos, novos patrocinadores e ações para arrecadar fundos, tudo para obter mais conquistas e causar impacto na história da robótica. 

Gustavo Carvalho tem 16 anos e faz parte do Alphabots. Ele conta que já tinha interesse na parte de programação, mas com a robótica foi “amor à primeira vista” e que a área abriu muitas portas na em sua vida. 

“É muito bom fazer parte do Alphabots, o time me trouxe muitas conquistas e oportunidades incríveis.” afirma Gustavo. “É uma experiencia única poder viajar para representar seu país. A gente brinca que é um sentimento de como se a gente estivesse disputando a Copa do Mundo.” 

Neste ano, a equipe irá competir em Orlando nos EUA e a ansiedade já atinge os estudantes. Os integrantes e apoiadores arrecadam fundos para a viagem através de rifas, vaquinha online, projetos sociais e muito mais. “É muito importante quando a gente se junta. Ver seu trabalho sendo reconhecido, dá aquele gás pra continuar se esforçando cada vez mais.” continua o jovem. 

“Sou muito grato à robótica, que transformou minha vida e principalmente a minha mãe que nunca deixou de acreditar em mim. Eu não teria conseguido sozinho, então quero conseguir retribuir o máximo pra ela.” completa Gustavo.

Ainda no Vale, o SESI de Jacareí oferece o curso de robótica para alunos do Ensino Fundamental e Médio. As aulas tem o intuito de ampliar o conhecimento técnico, estimular a criatividade, aprimorar habilidades de trabalho em equipe e desenvolver o interesse em projetar, planejar e empreender. 

Os estudantes do curso têm a chance de participar de torneios e campeonatos locais e no exterior, podendo ter experiências e resultados marcantes. O curso é gratuito e conta com aulas práticas e teóricas.

Para ajudar o time Alphabots, você pode acessar a vaquinha pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/alphabots-1860-equipe-de-robotica-representa-o-brasil-nos-eua.

Por Júlia Maganin
Estagiária* - projeto sob supervisão de Nelson Gazolla MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini

Tópicos relacionados