Band Vale

São José dos Campos confirma dois novos casos de Varíola dos Macacos

Todos os casos, pacientes e familiares são monitorados pela Secretaria de Saúde da cidade

Redação Band Vale

Ao todo, o município soma sete confirmações da doença
Ao todo, o município soma sete confirmações da doença
Foto/ Reuters

São José dos Campos confirmou mais dois casos de Varíola dos Macacos nesta quinta-feira (18). Ao todo, o município soma sete confirmações da doença.

De acordo com a Prefeitura da cidade, ambos infectados são do sexo masculino, sem a necessidade de internação e com isolamento domiciliar. 

Todos os casos, pacientes e familiares são monitorados pela Secretaria de Saúde.

A doença

Geralmente a doença é leve e não há tratamento específico. Ela pode começar com febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

O maior risco de gravidade é para pessoas imunossuprimidas, com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.

Para se prevenir, é importante evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. Também é importante a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Tópicos relacionados