Band Vale

São José dos Campos passa para Urbam operação da gestão financeira do transporte

Licitação foi dividida em sistema de operação do transporte e sistema econômico

Por Caroline Corrêa

São José dos Campos passa para Urbam operação da gestão financeira do transporte
São José dos Campos passa para Urbam operação da gestão financeira do transporte
Divulgação/ PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos determinou, em diário oficial, que a Urbam (Urbanizadora Municipal) assuma a gestão financeira e meios de pagamento do transporte público na cidade. 

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25), após licitações não apresentarem empresas interessadas em assumir a comercialização das tarifas do novo sistema, que inclui ainda a bilhetagem eletrônica.

A decisão acontece depois da rescisão contratual com o Grupo Itapemirim, que havia vencido a licitação de dois lotes para a operação do transporte público. E, também pela falta de interessados em operar o sistema econômico do contrato.

O novo modelo de transporte proposto pelo prefeito, Felicio Ramuth, foi separado em operação do transporte e operação financeira. Foram abertas quatro licitações, uma delas dividida em dois. A ideia da prefeitura é que empresas diferentes pudessem operar o transporte na cidade.

As licitações seriam para escolher uma instituição para ficar responsável pelo gerenciar o pagamento do bilhete único, uma empresa que iria fornecer os sistemas que interligariam diferentes meios de pagamento, uma para oferecer sinal de wi-fi nos veículos e a operação do lote 1, que operaria o transporte na região note, oeste sul e linha verde e o lote 2, que abrange a região leste e sudeste.

A decisão deve ser oficialmente anunciada na próxima quinta-feira (3), quando a prefeitura de São José dos Campos deve explicar a nova licitação do transporte público.

Tópicos relacionados