Setor industrial de São José se reúne com vice-governador de SP, Felício Ramuth

O secretário de Desenvolvimento de SP também estava presente

Redação Band Vale

Setor industrial de São José se reúne com vice-governador de SP, Felício Ramuth
Setor industrial de São José se reúne com vice-governador de SP, Felício Ramuth
Governo de Estado

Sob a liderança do Ciesp (Centro das Indústria do Estado de São Paulo) e com a articulação da regional da entidade em São José dos Campos, um grupo de diretores e gerentes da indústria foi recebido ontem no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em audiência inédita com o vice-governador, Felício Ramuth, e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.

As lideranças das empresas, todas de grande porte e da região de São José dos Campos, pediram o apoio do governo com pautas como a ampliação do uso de energia limpa, o fortalecimento dos pilares ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança) e políticas com o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que proporcionem maior competitividade.

Participaram do evento o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, a diretora da regional do Ciesp em São José dos Campos, Alexandra Gioso, e representantes da Bayer, Nestle, Novelis, Johnson & Johnson, Ericsson, Embraer e Grupo Antolin. A reunião também contou com a participação do vice-diretor do Ciesp de São José dos Campos, Rodrigo Garbelotto, e com o diretor jurídico da regional, Denílson Oliveira.

Alexandra abriu a reunião apresentando ao vice-governador e ao secretário algumas iniciativas da região de São José dos Campos, como o Plano de Desenvolvimento de Oportunidades nas cidades, que é um estudo que identifica, analisa e propõe uma governança local para trabalhar o desenvolvimento da vocação regional.

A diretora também falou sobre o “Acelera”, concurso que incentiva o empreendedorismo, investimentos e inovação, e o “Programa Elas na Indústria”, que visa oferecer capacitação a mulheres que estão desempregadas.

Ela também destacou o programa Jornada de Transformação Digital do Ciesp, que teve lançamento regional no Vale do Paraíba no ano passado. “A jornada é um programa para digitalizar as micro, pequenas e médias empresas do estado de São Paulo”, explicou Alexandra.

Cervone complementou que a meta é de alcançar cerca de 40 mil indústrias em todo o estado com a jornada e que, embora tenha sido lançado em nível estadual há apenas oito meses, o programa já tem cerca de 8.300 indústrias inscritas. Cervone também elogiou o pacote de reduções do ICMS anunciado na semana passada. “Fico muito satisfeito com essa abertura do governo, pois há compreensão e não precisamos convencê-los da importância da indústria para o desenvolvimento do estado e do país”, disse Cervone.

Durante o evento, as empresas e o Ciesp também pediram soluções em relação a questões tributárias como o passivo acumulado de ICMS e o chamado ICMS Exportação, crédito de estímulo às indústrias exportadoras. Ambas as questões, segundo Alexandra, impactam diretamente na competitividade das empresas.

Diálogo

Em resposta às demandas das indústrias, o secretário afirmou que um dos principais pontos de atenção do estado de São Paulo neste momento é com a transição energética, que representa a ampliação do uso de energia limpa. Jorge Lima também afirmou que o governo tem trabalho para privatizar o Porto de Santos e aumentar a capacidade da Rodovia Anchieta, que estaria saturada em um prazo de dez anos. “Hoje o estado de São Paulo tem a energia 39% mais cara do que no restante do país”, afirmou o secretário.

Já o vice-governador falou sobre as discussões por um imposto único. Ele lembrou que todas as mudanças necessárias “passam por todos” e destacou o engajamento do governo em políticas que estimulem o desenvolvimento do estado como um todo. “O Governo de São Paulo vai estar próximo das empresas e dos negócios”, disse Ramuth, que também preside o Conselho de Privatizações do Estado de São Paulo.

O município de São José dos Campos tem o 8º maior PIB e é o 3º mais industrializado no estado de São Paulo, segundo os dados apresentados pela regional do Ciesp.

Mais notícias

Carregar mais