Taubaté realiza “Dia D” contra poliomielite, multivacinação, covid-19, dengue e influenza

Ação acontece neste sábado (8), em seis unidades de saúde do município

Redação Band Vale

Taubaté realiza “Dia D” contra poliomielite, multivacinação, covid-19, dengue e influenza
Prefeitura de Taubaté vai realizar o “Dia D” de vacinação
Divulgação

A Prefeitura de Taubaté realiza neste sábado (8), o “Dia D” contra poliomielite, multivacinação, covid-19, dengue e influenza.

A imunização vai acontecer das 8h às 17h em seis unidades de saúde do município: UBS Mais Mourisco, UBS Mais Chácaras Reunidas Brasil, UBS Mais Gurilândia, UBS Mais Fazendinha, ESF Piratininga e ESF Novo Horizonte.

A iniciativa segue recomendação do Ministério da Saúde, que propôs a mobilização da campanha da pólio em todo o país. Em Taubaté outras vacinas foram incluídas no “Dia D” para atingir um número maior de pessoas.

Poliomelite

O público alvo dessa vacinação são crianças de 2 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha busca intensificar a aplicação da vacina em todo o país para que não haja a reintrodução/circulação do polivírus selvagem da poliomielite.

Multivacinação

A multivacinação será direcionada para as crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que estejam com a carteira de vacinação em atraso. Estarão sendo aplicadas vacinas do calendário de vacinação de rotina, para que assim a carteira seja colocada em dia.

Covid-19

A vacina contra Covid-19 (monovalente XBB) estará disponível para os seguintes grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidas, residentes de instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências permanentes e com comorbidades, do sistema prisional (internos e trabalhadores) e em situação de rua.

Dengue

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, população mais vulnerável para as formas graves da doença, poderão ser imunizadas com a vacina contra a dengue.

É importante destacar que, após infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal, contanto a partir da data de notificação.

Influenza

A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população, não vacinada, com mais de 6 meses de idade, incluindo grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A ação busca reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.

Endereços das unidades:

UBS Mais Mourisco: avenida Santina Alvissus Fernandes, s/n, Mourisco

UBS Mais Chácaras Reunidas Brasil: Rua Exp. Benedito de Moura, 222, Chácaras Reunidas

UBS Mais Gurilândia: rua Tico Tico, 61, Gurilândia

UBS Mais Fazendinha: rua Trinta e Um, 50, Três Marias

ESF Piratininga: rua Antônio Cursino dos Santos, 545, Piratininga

ESF Novo Horizonte: avenida Francisco Alves Monteiro, 45, Novo Horizonte

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais