TJ determina que Fundação Casa mantenha unidade de semiliberdade em SJC aberta

Ação foi realizada em resposta à decisão da Fundação Casa de extinguir a unidade, alegando baixa ocupação do centro

Redação Band Vale

TJ determina que Fundação Casa mantenha unidade de semiliberdade em SJC aberta
Fundação Casa desativa unidade de semiliberdade de São José dos Campos
TV Band Vale

O Ministério Público do Estado de São Paulo, a Defensoria Pública do Estado, o CEDECA (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de São José dos Campos e Região e Educafro Brasil (Educação e Cidadania DeAfrodescendentes e Carentes), obtiveram uma decisão judicial favorável contra o encerramento da Casa de Semiliberdade de São José dos Campos. A decisão garante a continuidade dos serviços socioeducativos na região.

A ação foi realizada em resposta à decisão da Fundação Casa de extinguir a unidade, alegando baixa ocupação do centro. Os autores argumentaram que a medida foi tomada de forma unilateral, sem consulta à rede e aos atores do Sistema de Garantias de Direitos e ao Sistema de Justiça de São José dos Campos.

A Casa de Semiliberdade, inaugurada em julho de 2015, é reconhecida como modelo e foi fechada sem a participação dos setores que atuam na promoção dos direitos dos adolescentes. A decisão da Fundação Casa impactaria diretamente adolescentes e jovens, que futuramente precisariam cumprir a medida de semiliberdade na capital, a cerca de 100 km de distância de São José dos Campos.

Os autores alegaram também que essa alteração traria dificuldades tanto para os adolescentes quanto para suas famílias. Destacaram que a decisão afetaria principalmente o público juvenil afrodescendente, maioria no perfil étnico-racial atendido na unidade. De acordo com a relatora, a decisão foi unilateral e sem qualquer participação dos setores que atuam na promoção dos direitos dos adolescentes.

"Além disso, a decisão foi comunicada poucos dias antes do encerramento das atividades, dificultando a tomada de medidas de proteção dos interesses dos adolescentes e jovens diretamente afetados", argumenta a relatora.

No texto, o judiciário também afirma que a mudança "implica modificação significativa do trabalho socioeducativo realizado na região" e por isso exige a participação da sociedade. A entrega do imóvel aconteceria na próxima segunda-feira (18).

A fundação casa foi procurada pelo Jornalismo da Band Vale e informou que não irá comentar. 

Fundação Casa desativa unidade de semiliberdade de São José dos Campos

A Fundação Casa desativou no dia 04/03 a unidade de semiliberdade de São José dos Campos. Segundo à administração da Fundação, a medida acontece devido à baixa operação: o local tem capacidade para receber 26 internos, mas somente dois adolescentes cumpriam medidas socioeducativas por lá. Atualmente, a fundação tem unidades em São José dos Campos, Jacareí, Lorena e Taubaté. Contudo, a unidade fechada é a única de semiliberdade em todo o Vale do Paraíba, já que a mais próxima fica na capital paulista. O prédio, que fica na avenida Sebastião Humel, região central da cidade, era alugado, e deverá devolvido ao proprietário.

Mais notícias

Carregar mais