Band Vale

Trabalhadores da Ford aprovam Plano de Demissão Incentivada em Taubaté

Montadora irá encerrar produção no Brasil. Serão 830 demissões em Taubaté

Redação Band Vale

Trabalhadores da Ford durante uma das assembleias em Taubaté
Trabalhadores da Ford durante uma das assembleias em Taubaté
Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

Os colaboradores da Ford aprovaram o Plano de Demissão Incentivada (PDI) proposta pela montadora em Taubaté. O acordo foi firmado após assembleia nesta terça-feira (6).

Devido ao equilíbrio durante as assembleias, a votação foi realizada por meio de cédulas. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos foram 630 votos, sendo 336 favoráveis (55,33%) e 291 contrários (46,21%), com 2 votos em branco (0,31%) e 1 nulo (0,15%). 

O PDI foi oferecido como compensação já que a Ford encerrará suas atividades no Brasil. Em Taubaté, 830 trabalhadores serão demitidos. Contando toda a cadeia que envolve a montadora, estima-se que serão 4.000 postos de trabalho perdidos.

O PDI estabelece

  • Verbas rescisórias
  • Indenização de 2 salários adicionais por ano trabalhado aos funcionários horistas
  • Indenização de 1 salário adicional por ano trabalhado para os mensalistas
  • A abertura de um programa de qualificação, com objetivo de auxiliar os trabalhadores na reinserção no mercado

Fechamento da Ford

O anúncio do encerramento das atividades da Ford no Brasil foi realizado em 11 de janeiro. A empresa alegou estar se estruturando para as próximas décadas e que não tinha planos para o país, onde houve perdas nos últimos anos.

Após várias rodadas de negociações em todo o país, os sindicatos passaram a negociar um plano de demissões que fosse justo aos funcionários, já que a montadora alegou que não voltaria atrás de fechar as fábricas no país.