O tradicional grupo de quadrilha Carunxú Dí Mío completa 18 anos em 2022. A quadrilha nasceu no dia 10 de maio de 2004 através de um grupo de três amigos que tinham a intenção de se divertir e representar a cidade no 1º concurso de quadrilhas de Queluz.
A quadrilha se aperfeiçoou durante esses anos para transmitir a alegria dos festejos juninos. Apaixonados pelo São João, o grupo segue levando a cultura junina em seu município e nas cidades da região.
Após dois anos sem as apresentações de quadrilha devido a pandemia, o grupo já se prepara para retomada. A apresentação da quadrilha acontece no dia 19 de junho na Igreja Matriz da cidade.
No total, serão 21 casais, o marcador, coordenadoras, fotógrafa e mais três pessoas de apoio. Os ensaios acontecem na rua da casa da Fabiane Guimarães, coordenadora e fundadora, e também na praça da igreja.
De acordo com Josi Moreira, coordenadora do grupo, os ensaios podem durar até quatro horas, para que tudo saia como planejado:
“Durante a semana, nós ensaiamos cerca de duas horas e meia. Nos finais de semana ensaiamos cerca de quatro horas, para ser uma coisa bem organizada, bem bonita.”
História de competições
A primeira apresentação do grupo aconteceu em junho de 2004. A quadrilha ficou em 4º lugar na classificação geral, entre outras 23 quadrilhas de Queluz e região.
A primeira vez que a Carunxu Dí Mío ganhou uma das competições foi em 2011, competindo com quadrilhas de são vicente, angra dos reis, aparecida, entre outras cidades.
Ao longo de sua história, a quadrilha acumula três premiações, tri-campeões do concurso de quadrilhas de Queluz.