A segunda fase da aplicação da vacina bivalente contra Covid, que contempla de pessoas com 60 a 69 anos, teve início na segunda-feira (06) em Ubatuba. O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron.
Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha de vacinação é realizada de forma escalonada, com os grupos prioritários divididos em cinco fases e a imunização pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde do município, conforme dias e horários da vacinação para Covid em cada UBS. O cronograma está disponível no site da Prefeitura de Ubatuba.
A vacina é cumulativa, então, os grupos anteriores continuam sendo contemplados: pessoas com 70 anos ou mais, pessoas com imunossupressão a partir de 12 anos, indígenas, quilombolas residentes nas comunidades tradicionais.
Para receber a bivalente, a Secretaria de Saúde explica que é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo mínimo de quatro meses desde a última aplicação.
A saúde ressalta ainda que para quem não faz parte dos grupos prioritários, a vacina monovalente continua sendo fundamental para o combate à Covid e ofertada a toda população a partir dos seis meses de idade.