Band Vale

UFC: Fãs do esporte contam as expectativas para transmissão na TV aberta

Band fechou uma parceria com o Ultimate Fighting Championship para transmitir as lutas a partir de 2023

Por Matheus Agostinho

Transmissão em TV aberta do maior evento de MMA do mundo tem início em 2023
Transmissão em TV aberta do maior evento de MMA do mundo tem início em 2023
Pranay Dutt/ PxImages

O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o UFC (Ultimate Fighting Championship) anunciaram na última quarta-feira (10) uma parceria para transmissão em TV aberta do maior evento de MMA do mundo, a partir de 2023.

No acordo entre as duas empresas, a Band vai transmitir até 12 eventos do UFC ao vivo, entre cards principais e lutas preliminares de eventos numerados e Fight Nights, marcando o retorno do UFC à TV aberta no Brasil.

O retorno do esporte aos canais de TV aberta gerou uma grande expectativa em todos os fãs do UFC, que já somam cerca de 50 milhões no Brasil, mais do que em qualquer outro país do mundo fora dos Estados Unidos.

A expectativa dos amantes das lutas, é que com a chegada do esporte nos canais da Band, o número de telespectadores aumente casa vez mais. Roberto da Fonseca Lopes Junior, morador de Taubaté, começou com o interesse nas lutas no final dos anos 90 e acredita que o retorno será algo positivo para o esporte:

“Eu acredito que logo de início já deve aumentar a popularidade do esporte no Brasil, e com o passar do tempo, principalmente com a possibilidade desse crescimento de popularidade aumentar também a popularidade da prática das artes marciais, resultando no desenvolvimento cada vez maior de atletas aptos para a maior organização de MMA do mundo poder voltar com a mesma força de antes e até mesmo superar a popularidade do UFC no Brasil.”

Ainda segundo Roberto, a popularidade do esporte também irá depender de como os atletas brasileiros irão se destacar na competição:

“Vai depender muito dos resultados dos nossos atletas, não apenas com vitórias e cinturões, mas com raça e dando tudo de si no octógono, porque isso também atraí interesse, e vai depender também do surgimento de novas lendas do esporte, pois além dos nossos heróis 'brazukas', que é claro que são nossos preferidos, lendas como Randy Couture, George St-Pierre, Jon Jones e Chuck Liddell e até uns polêmicos como McGregor, Ronda Rousey e Nick Diaz também atraem espectadores, sem esquecer os showmans como Clay Guida e Anthony Pettis que é natural que apareçam na nova geração.”

O taubateano também espera que com as transmissões na TV aberta, as lutas vão começar a fazer parte da rotina das pessoas, o que pode movimentar a pratica dessas modalidades, gerando novos atletas: 

“Com um alcance maior de pessoas assistindo aos eventos do UFC, com certeza o interesse do público aumenta e deve passar a fazer parte da rotina de mais pessoas. E isso também aumenta o interesse das pessoas pelas artes marciais em um geral. Eu acredito que com essa visão das pessoas que as artes marciais são esportes com uma cultura de educação, respeito e até filosofia, aumenta o número de pessoas que buscam o interesse até pela prática dessas atividades, podendo gerar novos atletas e desenvolver possivelmente futuras potências no MMA, que em breve nós estaremos acompanhando e torcendo por eles."

Impacto no esporte 

Com a expectativa do aumento na popularidade do UFC, os donos de academias de luta e os profissionais de educação física, assim como Roberto, estão com uma esperança de que as pessoas voltem a procurar os clubes de luta e voltem a praticar esse exporte.

Diego David Alves, morador de São José dos Campos e Personal Fight Trainer, acredita que com a volta do esporte na TV Aberta, o número de pessoas atingidas vai aumentar cada vez mais:

“Eu tenho certeza que o número de pessoas que vão ser atingidas com isso, que terão acesso a isso vai ser gigantesco, vai aumentar muito. Até para nós, que somos treinadores, isso é muito bom, as pessoas voltam a procurar as academias, elas ficam mais empolgadas com a luta, com a prática de atividades físicas, e pra gente isso é muito interessante.”

Diego é dono de um estúdio de luta, conhecido como “Studio Hard Kick Fight Team” e conta que teve o primeiro contato com o esporte em 1993, ano que começou com a pratica das lutas:

“O meu interesse começou pelo UFC em 1993 mesmo, quando eu comecei a treinar Kickboxing, eu tinha 15 anos de idade, e foi a primeira edição do UFC. Ainda era uma competição que não tinha disputa de peso, era 'Openweight', categoria aberta, então um cara de 70kg lutava com um cara de 130kg, onde os Gracie fizeram o nome no esporte.”

Para o Personal Fight Trainer, os bares e restaurantes também irão se beneficiar das lutas nos dias de grandes eventos, já que a procura pelo esporte tem a tendência de aumentar.

“As pessoas vão passar a assistir muito mais, vão passar a comentar muito mais. Eu acho que até os próprios bares e restaurantes, que hoje fazem isso né, eles colocam a televisão com a luta ao vivo para os clientes assistirem, e as pessoas, eu acredito, vão passar a usar mais isso também como um atrativo. Eu acho que vai ser bom pra todo mundo”, afirma o Personal.

Expectativas para a temporada 2023

Assim como todo fã de esporte, as expectativas para a próxima temporada sempre são as melhores. Com a temporada 2023 se aproximando, Roberto da Fonseca Lopes Junior conta que confia na força dos brasileiros e espera que eles consigam defender o cinturão:

"A expectativa é de que além da nossa leoa Amanda Nunes continue defendendo seus cinturões com a garra que só a maior lutadora de MMA da história pode ter! Expectativa de que o Deiveson Figueiredo possa tirar qualquer dúvida com seu retorno no final de 2022 e manter o cinturão dos peso-moscas que é dele, e possa defender em 2023. Um Charles Oliveira com cinturão finalizando adversários, e um Alex Pereira, quem sabe em posse do cinturão dos médios também, após a luta em novembro de 2022, e defendendo esse cinturão em 2023. Expectativa alta com os brasileiros, mas também com as apresentações de Kamaru Usman e o potencial de Mohammed Usman, e a Valentina Shevchenko que já está com a água chegando no pescoço pra segurar o cinturão."

Diego David Alves também espera ver os brasileiros brilhando no octógono em 2023, mas que ainda está pensando na luta entre Alex Poatan Pereira e Adesanya, na temporada atual:

“Para a temporada de 2023, a gente com toda certeza espera muito. Eu tenho um amigo pessoal que no final do ano vai fazer a luta de cinturão, que é o Alex Poatan Pereira, de São Bernardo do Campo, na categoria dos 86kg contra o Adesanya. Ele é o unico cara que já nocauteou o Adesanya duas vezes, mas na modalidade Kickboxing, e agora é uma luta que o mundo inteiro está esperando para ver o que vai acontecer. E se o Alex vier a ser campeão, pro ano que vem tem muita novidade por aí, outros atletas vão querer ganhar o título do Alex.”

UFC na Band

Ao longo de todo o ano, a emissora trará aos fãs uma grande variedade de conteúdo nas plataformas digitais e um novo programa semanal com prévias dos duelos e perfis dos atletas mais impactantes do esporte, incluindo estrelas em ascensão e campeões dominantes. Além disso, será possível acompanhar as principais atividades da Semana de Luta, que incluem pesagens cerimoniais, coletivas de imprensa, entrevistas e atrações que levam os telespectadores aos bastidores dos combates.

Tópicos relacionados