A Defesa Civil estadual atualizou nesta segunda-feira (9) os focos de incêndio ativos na região do Vale do Paraíba. De acordo com a última atualização, divulgada às 17h10, a região enfrenta quatro focos de incêndio:
- Bananal
- Campos do Jordão
- Cunha
- São Bento do Sapucaí
Os incêndios estão sendo combatidos por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A situação é preocupante, com os focos afetando áreas de mata e vegetação natural. As autoridades continuam trabalhando para controlar as chamas e minimizar os impactos.
A Defesa Civil recomenda que a população evite as áreas afetadas e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança.
Sobre os incêndios
Campos do Jordão: Um incêndio foi registrado nesta manhã, por volta das 11h, na Área de Proteção Ambiental localizada pelo Morro da Santa Casa, próximo à Rua Projetada, no bairro Abernéssia. O fogo está sendo combatido por equipes da Defesa Civil municipal, da Fundação Florestal e do Corpo de Bombeiros. Até o momento, não há registro de vítimas.
São Bento do Sapucaí: No dia 8 de setembro, por volta das 18h, um incêndio atingiu uma Área de Proteção Ambiental (APA) pela Estrada Maj Pereira. A área total consumida pelo fogo ainda não foi totalmente dimensionada. As equipes da Defesa Civil municipal, da Fundação Florestal e as Brigadas Pinho Bravo e Montes trabalharam intensamente no combate ao incêndio até às 00h10 de hoje. O trabalho continua para controlar os focos remanescentes.
Cunha: No dia 8 de setembro, por volta das 20h, um incêndio de grandes proporções ocorreu na Estrada do Cilinto, no bairro Morro do Cilinto. O fogo consumiu aproximadamente 10 hectares de mata e vegetação natural. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal estão no local para controlar as chamas. Não há registro de vítimas.
Bananal: por volta das 16h08 de 08SET24, pela Região Sertão do Hortelã, Serra da Bocaina, ocorreu um incêndio de grandes proporções e causas desconhecidas, que atingiu uma área de vegetação nativa e uma área de pastagem. Atuam no sinistro a Defesa Civil municipal com 01 (uma) viatura, o Corpo de Bombeiros (CB) e sua respectiva equipe, juntamente com 04 (quatro) brigadistas voluntários. Até o momento, estima-se que o incêndio consumiu uma área de aproximadamente 236ha (duzentos e trinta e seis hectares) entre vegetação nativa e pastagem. Não houve relato de vítimas.