Band Vale

VÍDEO: Monteiro Lobato decreta emergência por conta das chuvas

Defesa Civil Estadual informou que cerca de 300 famílias foram afetadas

Redação Band Vale

Nesse sábado (2), Monteiro Lobato decretou situação de emergência devido aos estragos causados pela tempestade do dia anterior. A cidade registrou ocorrências de deslizamentos de terra, quedas de árvore e alagamentos devido ao alto volume de chuva, que transbordou o Rio Buquira. Segundo a Defesa Civil Estadual, cerca de 300 famílias foram afetadas.

Imagens gravadas por moradores e que circulam nas redes sociais mostram que a água invadiu comércios e diversas ruas ficaram alagadas. Populares se mobilizaram para resgatar pessoas ilhadas (veja o vídeo acima). Um deslizamento de terra em estrada chegou a atingir um veículo. Duas vítimas tiveram ferimentos leves e foram socorridas por populares. 

Ao longo do dia, equipes do Governo do Estado se deslocaram para auxiliar a Defesa Civil Municipal nos atendimentos das ocorrências e na limpeza da cidade. Além disso, autoridades fizeram um sobrevoo no Helicóptero Águia da Polícia Militar para mapear as áreas mais atingidas.

Para atender os afetados, equipes entregaram colchões e alimentos no ginásio poliesportivo da cidade, que se tornou um abrigo e ponto de arrecadação de doações.

São José dos Campos também registrou prejuízos

A elevação das águas do Rio Buquira causou transtornos ainda em São José dos Campos. No bairro Mirante do Buquirinha, 70 casas ficaram alagadas. Contudo, a Defesa Civil Estadual informou que não foi necessária a remoção de nenhuma família.

No distrito de São Francisco Xavier, houve pontos de queda de barreira na Estrada Pedro Davi, mas sem vítimas ou veículos atingidos. Após atuação do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Manutenção, houve a limpeza e liberação da via.

Tópicos relacionados