Notícias

BH libera uso de máscaras em locais fechados a partir desta quinta

Decisão foi anunciada na manhã de hoje (27)

Bruno Marun

Prefeito concedeu coletiva na manhã desta quarta (27)
Prefeito concedeu coletiva na manhã desta quarta (27)
Reprodução / PBH

O decreto que desobriga o uso de máscaras de proteção em locais fechados em Belo Horizonte será publicado hoje no Diário Oficial do Município, e começa a vigorar nesta quinta-feira (28). O anúncio foi feito nesta manhã, em coletiva de imprensa, pelo prefeito Fuad Noman e pela Secretária Municipal de Saúde de BH, Cláudia Navarro.

Porém, em alguns locais como hospitais e nos transportes coletivo e escolar, o item ainda será obrigatório. De acordo com a chefe da pasta da saúde, 100 por cento dos adultos da capital mineira já receberam duas doses ou a dose única de vacinas contra a Covid-19, e 65,4 por cento foram imunizados com a terceira aplicação.

Já entre as crianças de Belo Horizonte, 75,8 por cento foram vacinadas com a primeira dose, e 35,9 por cento com a segunda. O prefeito, Fuad Noman, ainda destacou a importância da cobertura vacinal nas crianças, e pediu aos pais que não deixem de levar os filhos para serem imunizados.

No estado de Minas, a partir do dia primeiro de maio, não será mais obrigatório.  O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista à BandNews e confirmado nesta quarta-feira pelo Governador Romeu Zema (Novo), em postagem nas redes sociais.

Segundo Zema, isso se deve ao avanço da vacinação e que "depois de mais de dois anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá ser mostrado novamente para o mundo". Apesar da liberação, vale lembrar que a decisão do uso ou não de máscaras em locais fechados, cabe às prefeituras.

Tópicos relacionados