Notícias

Governo de Minas classifica mineração na Serra do Curral como utilidade pública

Tombamento estadual da Serra está tramitando na ALMG

Redação

PBH revelou que Gute Sitch opera ilegalmente na Serra do Curral há mais de 1 ano
PBH revelou que Gute Sitch opera ilegalmente na Serra do Curral há mais de 1 ano
Adão de Souza/PBH

Em mais um capítulo envolvendo a mineração na Serra do Curral, nessa segunda-feira (20) o Governo de Minas Gerais se posicionou contra a ação movida pelo município de Belo Horizonte, que pede o cancelamento do TAC, Termo de Ajustamento de Conduta da mineradora Gute Sichst, que estaria extraindo minério de ferro de forma ilegal na Serra do Curral.

Através da Advocacia-Geral do Estado (AGE), o executivo mineiro declarou que a mineração é de "utilidade pública" e, portanto, não há qualquer ilegalidade na atividade.

A AGE também alegou que, uma eventual suspensão do documento, causará uma "insegurança jurídica a potenciais empreendimentos futuros na área".

Para justificar a necessidade do TAC, a Prefeitura de Belo Horizonte usou imagens de satélite que mostram a presença e ação de caminhões e escavadeiras da Gute na porção belo-horizontina da Serra do Curral, desde antes da assinatura do Termo, em 2020, até os dias atuais.

Já o Estado argumenta que o documento foi firmado com a mineradora em 11 de maio de 2021, mas apenas em 5 de novembro do mesmo ano, a empresa comunicou o início das atividades.

Tópicos relacionados