Notícias

Registros de armas em Minas aumentam mais de 600% em quatro anos

Estado lidera ranking no país

Redação

Apenas neste ano, cerca de 12% das armas registradas no país foram em MG
Apenas neste ano, cerca de 12% das armas registradas no país foram em MG
Pixabay

O número de pistolas registradas por ano em Minas Gerais cresceu mais de 600% entre 2017 e 2021. Os dados são da Polícia Federal, obtidos com exclusividade pela BandNews FM BH. 

Com mais de 48 mil armas registradas desde 2017, Minas Gerais lidera o ranking de obtenções de pistolas no Brasil. Ao todo, no país, foram 354.567 registros em cinco anos e meio, segundo levantamento da Polícia Federal, solicitado pela BandNews FM Belo Horizonte. 

Só em 2022, foram pouco mais de 46 mil registros em todo o território nacional, sendo que 12,4% foram no estado mineiro, o que corresponde à aquisição de 5.723 novas pistolas. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e membro do Fórum de Segurança Pública, Robson Sávio, alguns fatores podem explicar esse crescimento. 

Os dados ainda revelam que, nos últimos anos, o número de pistolas obtidas por mineiros disparou. Em 2017, foram adquiridas 2.301 pistolas no Estado. Já no ano de 2021, o número registrou um aumento de 656%, com 17.415 armas do tipo obtidas por cidadãos comuns. 

Na avaliação da professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, Valéria Cristina de Oliveira, o incentivo à compra de armas de fogo não contribui para o aumento da segurança no país. 

No ranking de aquisições de pistolas no Brasil desde 2017, depois de Minas Gerais, aparecem Rio do Grande do Sul e São Paulo. Já o Amapá é o estado com o menor número de registros, com 996 obtenções no período.

Tópicos relacionados