BandNews FM

Acidentes com carros automáticos levam Congresso a discutir mudanças na CNH

Dois acidentes envolvendo confusão na condução dos veículos com câmbio manual foram registrados em São Paulo em uma semana

Rádio BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Condutores são “ensinados” a dirigir em veículos com câmbio manual.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Recentes acidentes de trânsito envolvendo carros de câmbio automático levantam a discussão são a falta de treinamento dos motoristas para o controle deste tipo de automóvel. No Congresso, já há um projeto em tramitação para realizar mudanças no Código Brasileiro de Trânsito em busca de maior qualificação daqueles que pretendem dirigir.

Na semana passada, dois acidentes graves na Grande São Paulo foram registrados com carros automáticos. Uma motorista se atrapalhou em uma manobra na capital paulista e invadiu uma escola na Zona Sul. O acidente terminou com uma criança morta.

Já em São Caetano do Sul, outra motorista perdeu o controle do carro e entrou em um restaurante, atropelando o segurança do local, ao se confundir com os pedais e perder o controle do veículo.

Por isso, parlamentares pretendem instituir uma Carteira Nacional de Habilitação específica para quem quer dirigir apenas carros com câmbio automático. A medida exigiria regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito e adaptação do Centro de Formação de Condutores.

O coordenador do núcleo de estudos de Segurança do Trânsito da USP, Antônio Ferraz, concorda com a proposta: “É absolutamente necessário que as autoescolas tenham incluído tanto na parte prática, quanto teórica, o manejo do carro automático”.

Atualmente, as autoescolas que dão aulas para condutores com deficiência já oferecem treinamentos em carros automáticos para pessoas já habilitadas.

Nas outras modalidades, os condutores são “ensinados” a dirigir em veículos com câmbio manual, com maior especificidade técnica e que leva a uma parada mecânica do carro quando da troca incorreta dos pedais.

Em 2020, o número de carros automáticos emplacados no Brasil superou o de carros manuais pela primeira vez na história. Neste ano, o índice chegou a 60%, segundo a Federação Nacional de Veículos Automotores.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.