BandNews FM

Adriana Araújo relata destruição no RS: "Tem bairros que não dá pra reconstruir"

A âncora acompanhou um sobrevoo do Exército para buscar respiradores e donativos em Santa Cruz do Sul, com destino a Cachoeira do Sul; assista

Da redação

Adriana Araújo em base área em Santa Cruz do Sul
Adriana Araújo em base área em Santa Cruz do Sul
Reprodução/BandNews FM

A âncora do Entre Nós, Adriana Araújo, acompanhou nesta quarta-feira (8) uma missão aérea do Exército, para buscar respiradores e medicamentos no município de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. Ela relatou o que viu no sobrevoo de helicóptero.  

"De cima, a devastação fica maior e cidades se conectam pela destruição. Quando acaba a gigantesca área destruída de uma cidade, você já está em outra", contou a apresentadora sobre municípios no vale do rio Taquari.

Adriana descreveu que a água atingiu lavouras e moradias a 600 metros das margens do rio. "Não são só casas que foram danificadas. Foram varridas", acrescentou.

A jornalista acrescentou que alguns bairros às margens do Taquari não têm possibilidade de reconstrução. “Moradores com que conversei relatram que não haverá religamento de energia e reabastecimento de água, porque voltar para lá seria colocar vidas em risco”.

Ação das Forças Armadas

Uma missão do Exército está em Santa Cruz do Sul para buscar respiradores hospitalares. O município teve apenas um bairro afetado pela tragédia climática e os equipamentos serão levados para o tratamento de pacientes com câncer no município gaúcho de Cachoeira do Sul, que teve maiores danos.

O aeroporto de Santa Cruz do Sul está recebendo donativos e também oferece suporte para aeronaves da Força Aérea Brasileira, que tem como prioridade a transferência e o resgate de pessoas feridas. Os aviões também são usados para o transporte de donativos e equipamentos.

Tópicos relacionados