ANS bloqueia comercialização de 19 planos de saúde

Reclamações dos clientes sobre falta de cobertura são maioria entre as queixas

BandNews FM

ANS bloqueia comercialização de 19 planos de saúde Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
ANS bloqueia comercialização de 19 planos de saúde
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Começa a valer nesta quinta-feira (22) o bloqueio na comercialização de 19 planos de saúde determinada pela Agência Nacional de Saúde. A ação da ANS leva em conta as reclamações dos consumidores nos últimos meses.

A falta de cobertura é a principal carência alegada pelos consumidores, que registraram 45.515 na ouvidoria do órgão. A retomada na venda dos planos será permitida a partir do momento que melhorias forem apresentadas pelas operadoras punidas.

De acordo com o programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, os bloqueios atuais respondem às reclamações registradas apenas no período entre 1º de julho e 30 de setembro deste ano.

Dos 19 planos interrompidos, 14 fazem parte da Unimed. No segundo trimestre, a ANS já havia anunciado a suspensão de outros 70 planos de saúde.

Os planos só terão permissão de retornar sua comercialização à novos clientes quando o monitoramento, que ocorre a cada trimestre, apresentar melhora nessas coberturas. 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, segundo o órgão.

Além disso, a agência autorizou a venda de 46 planos, de 11 operadoras diferentes, e é possível monitorar todas essas mudanças através do site da ANS:

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/monitoramento-de-garantia-de-atendimento/planos-reativados-3o-trim-2022