Começa a valer nesta quinta-feira (22) o bloqueio na comercialização de 19 planos de saúde determinada pela Agência Nacional de Saúde. A ação da ANS leva em conta as reclamações dos consumidores nos últimos meses.
A falta de cobertura é a principal carência alegada pelos consumidores, que registraram 45.515 na ouvidoria do órgão. A retomada na venda dos planos será permitida a partir do momento que melhorias forem apresentadas pelas operadoras punidas.
De acordo com o programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, os bloqueios atuais respondem às reclamações registradas apenas no período entre 1º de julho e 30 de setembro deste ano.
Dos 19 planos interrompidos, 14 fazem parte da Unimed. No segundo trimestre, a ANS já havia anunciado a suspensão de outros 70 planos de saúde.
Os planos só terão permissão de retornar sua comercialização à novos clientes quando o monitoramento, que ocorre a cada trimestre, apresentar melhora nessas coberturas. 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, segundo o órgão.
Além disso, a agência autorizou a venda de 46 planos, de 11 operadoras diferentes, e é possível monitorar todas essas mudanças através do site da ANS:
https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/monitoramento-de-garantia-de-atendimento/planos-reativados-3o-trim-2022