BandNews FM

Anvisa deve revisar resolução sobre uso emergencial de vacinas

Diretoria Colegiada da Anvisa precisa se pronunciar após o Ministério da Saúde revogar estado de emergência da Covid-19

Rádio BandNews FM

Saúde precisa formalizar em um decreto no Diário Oficial as medidas do fim da emergência
Saúde precisa formalizar em um decreto no Diário Oficial as medidas do fim da emergência
Foto: Reuters

A Anvisa deve reunir a Diretoria Colegiada em breve para votar a prorrogação por um ano do uso emergencial de vacinas e de medicamentos usados contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pela entidade.

Isso acontece após o Ministério da Saúde ter anunciado a revogação, no último domingo (17), o estado de emergência. A autorização de uso emergencial estava condicionada a esse instrumento.

Apesar da mudança, não houve alterações no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Em nota, a Agência reforçou a importância de completar o esquema vacinal e aplicar as doses de reforço.

“A Anvisa destaca que a vacinação contra Covid-19 deve continuar em andamento e que a dose de reforço deve ser aplicada nos públicos indicados”, disse à Agência em nota.

Além disso, a Anvisa alertou para o surgimento de novas variantes: “É necessário também que a vigilância epidemiológica sobre a doença continue por meio dos programas de testagem e mapeamento genômico do vírus em circulação no Brasil. A medida é necessária diante da possibilidade de surgimento de novas variantes”.

No Brasil, das vacinas em uso contra o coronavírus, apenas a CoronaVac ainda não tem o registro definitivo na Anvisa.

O Ministério da Saúde ainda precisa formalizar em um decreto no Diário Oficial as medidas do fim da emergência sanitária.

Tópicos relacionados